Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bicicleta feita de bambu além de serem ambientalmente corretas, ajudam a situação social nas áreas rurais de Gana

Imagem: divulgação

A ganesa Bernice Dapaah criou a Ghana Bamboo Bikes Initiative, um projeto socioambiental que está mudando o estilo do transporte das áreas rurais em Gana por meio de bicicletas feitas de bambu.

Leva cerca de 40 horas para a equipe de Dapaah criar uma bicicleta customizada com o material, que é predominante no quadro da bike (outras partes contam com materiais tradicionais). Além de serem bicicletas sustentáveis, pois o bambu gasta menos água e monóxido de carbono em sua produção do que aço ou alumínio), são leves e estáveis, o que as torna excelentes para as condições do terreno da região, que muitas vezes são bem precárias.

Segundo o site oficial, as bikes são sustentáveis, não poluentes e recicláveis; ajudam a reduzir as emissões de carbono em até 70% em comparação com o processo de produção de uma bike comum e evita até cinco quilos de emissões de CO2 que uma bicicleta de aço ou alumínio demandaria. A iniciativa compensa o uso do bambu plantando dez mudas para cada bambu cortado.

Um aspecto característico da iniciativa é a criação de empregos para diversos jovens locais, principalmente mulheres que não possuem formação. Há treinamento e oficinas para ensinar a construir a bicicleta sustentável. As bicicletas são posteriormente vendidas, gerando renda.

A iniciativa também ajuda a minimizar a migração do campo para a cidade. Devido ao desemprego, muitas pessoas são forçadas a migrarem para o ambiente urbano, o que, por vezes, agrava problemas de cidades maiores. Com a ideia de usar recursos locais, treinamento de pessoas provendo um salário decente, essa migração pode diminuir.

A iniciativa e Bernice Dapaah já ganharam diversos prêmios internacionais e continuam lutando para divulgar a ideia para outros locais.

Confira o vídeo (em inglês) sobre a iniciativa e suas ações.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais