O perigo dos POPs


O que são e quais os perigos desse tipo de poluente?

Há vários tipos de poluentes na face da terra em lugares e coisas que você nem imagina. Geralmente, eles são classificados de acordo com o material de que são feitos, ou das suas origens. Mas há também os que são classificados pelos efeitos nocivos ao ambiente e à saúde humana. Esse é o caso dos POPs, os poluentes orgânicos persistentes.

O nome foi designado pelo United States Environmental Programme para listar compostos e classes de compostos químicos orgânicos (moléculas a base de carbono) que se caracterizam por serem altamente tóxico, por permanecerem no ambiente por muito tempo e por serem bioacumulativos e biomagnificados (termos que explicaremos no decorrer do texto).

Características

Para ser classificado como POP, o poluente deve:

-Persistir no meio ambiente, por possuir meia-vida longa;
-Ter a habilidade de se mover rapidamente na água e no ar;
-Acumular-se na gordura do corpo, no sangue e outros fluidos corporais (bioacumulação);
-Ser muito tóxico, mesmo sem entrar em contato com outros produtos químicos;
-Estar diretamente ligado a disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas.

Quais são listados?

Em Maio de 2001, na Convenção de Estocolmo, foram listados os compostos químicos orgânicos considerados POPs. Os compostos foram divididos em 3 anexos:

Anexo A: lista de compostos que devem ser tomados medidas para a eliminação total de suas produções e utilizações, podendo ser utilizados ou produzidos apenas com específicas exceções registradas.

- Presentes em pesticidas: Aldrina, Clordano, Kepone, Dieldrin, Endrin, Heptacloro, Alfa-Hexaclorociclohexano, Beta-Hexaclorociclohexano, Lindano, Mirex, Endosulfan e seus isômeros e Toxafeno.

- Presentes em químicos industriais: Hexabromobifenil, Hexabromociclododecano (HBCD), Éter-hexabromobifenil, Éter-heptabromobifenil, Bifenilpoliclorado (PCB), Éter-Tetrabromobifenil e Éter-Pentabromobifenil. 

- Presentes em pesticidas e químicos industriais: Hexaclorobenzeno (HCB) e Pentaclorobenzeno.

Anexo B: Compostos que devem possuir restrições de produção e uso.

- Pesticida: DDT.

- Químico industrial: Ácido perfluoro-octanossulfônico, seus sais e e Fluoreto de perfluoro-octanossulfonilo.

Anexo C: Compostos produzidos não intencionalmente que devem ser reduzidos e eliminados. 

Os compostos deste anexo são: Hexaclorobenzeno (HCB), Pentaclorobenzeno, Bifenilpoliclorado (PCB), Dibenzodioxinas policloradas (PCDD) e Dibenzofuranos policlorados (PCDF).

Onde eles estão?

Os poluentes orgânicos persistentes podem ser encontrados em diversos produtos do cotidiano. Entre os mais comuns estão o PBDE (Éteres de difenila polibromados), utilizado em móveis, carpetes, plásticos, travesseiros, estofados e outros produtos feitos com espuma, como retardante de chamas – compostos químicos que retardam incêndios. O ácido e o sulfonato de perfluoroctano são usados na produção de panelas antiaderentes, roupas e materiais inoxidáveis.

Outros comumente utilizados são as dioxinas polibromadas e de bromo-cloro, encontradas em subprodutos industriais gerados pela combustão de retardantes de chamas, e o PCN (naftaleno policlorado), utilizado em isolantes de cabos, na transferência de calor entre produtos, em retardantes de chamas, aditivos de óleo para motores, entre outros.

O combate e o fim dos poluentes orgânicos persistentes, por suas características, deve ser um esforço mundial. Mas mesmo assim, cada individuo pode evitá-los simplesmente comprando produtos feitos de algodão orgânico, já que pesticidas como o DDT também são POPs, além de evitar panelas antiaderentes, reciclar sua televisão e computador de maneira adequada, comer alimentos orgânicos ou que façam parte da base da cadeia alimentar e evitar roupas resistentes à manchas.

Descarte

Agora que você já sabe como evitar os POPs, evite que esses contaminantes prejudiquem o meio ambiente. Descarte itens como televisão e computador de forma correta. Clique aqui e entre na seção Postos de Reciclagem da eCycle.

Veja também:
-Conheça os perigos da dioxina e saiba como preveni-los
-Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes nos eletrônicos
-Tapete ECO é antialérgico


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail