Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda o que é a composição musical algorítmica e como ela funciona

A composição musical algorítmica é um método de composição automatizada. Ela reúne aspectos da ciência da computação e composição musical para criar sistemas de computador que compõem música. Também conhecida como composição automatizada, ela foi definida em 1995 por um tipo de composição que conta com uma mínima intervenção humana. 

Contudo, alguns aspectos da composição musical algorítmica não excluem a participação humana 100%. Afinal, esses algoritmos são uma resposta da pesquisa e conhecimento do ser humano. 

Embora soe como uma invenção moderna, a ideia de usar instruções formais no processo de criação de músicas não é nova, podendo ser datada na Grécia antiga. Pitágoras, por exemplo, acreditava nas relações da natureza com a harmonia dos sons criados a partir da música. Seus próprios ensinamentos não separavam a música da matemática. 

O uso de computadores

Acredita-se que o uso de computadores na composição começou em 1955 na Universidade de Illinois. Usando o computador digital de alta velocidade Illiac, Lejaren Hiller e Leonard Isaacson criaram a primeira composição musical algorítmica, a Illiac Suite, de 1957. A partitura da música foi inteiramente composta por um computador, porém, ela foi executada por um quarteto de cordas. 

Essas descobertas resultaram na criação de MUSICOMP, um dos primeiros sistemas de computador designados para a composição musical algorítmica. Ele foi criado por Hiller, com a ajuda de Robert Baker entre as décadas de 50 e 60. 

A partir dos avanços tecnológicos da área, esse método de composição foi se adaptando com novos conhecimentos e descobertas. Uma das alterações mais conhecidas dentro do método ocorreu quando os computadores, além de projetar a partitura, também foram responsáveis pela execução das músicas, mudando o meio musical. 

Como é criada?

Como a maioria das coisas automatizadas, os frutos da composição musical algorítmica são disponibilizados através de uma porção de codificações. Compositores e outras pessoas interessadas no meio utilizam de programas como Javascript ou Python para a criação de músicas. 

Como experimentar 

Ficou interessado no mundo da composição musical algorítmica? Confira alguns tipos diferentes desse método, crie suas próprias melodias computadorizadas e entenda mais um pouco sobre o potencial dos computadores na indústria musical aqui.

Outros algoritmos musicais 

Além da criação de músicas pelo computador, existem outros algoritmos musicais presentes na indústria musical. Um trabalho publicado pelo International Journal of Web Science, por exemplo, conta com uma rede neural eficiente que consegue categorizar músicas por gênero e estilo. 

O projeto pode otimizar diversos sistemas de streaming online, como o Spotify, criando um sistema de recomendação eficaz para seus usuários. Por outro lado, ele também é uma forma de expandir o alcance de músicos e produtores pouco conhecidos, algo que vai além das recomendações de boca-a-boca. 

Sua criação mostra um novo papel da tecnologia dentro da indústria musical, atendendo a uma conexão maior dos fãs de música para novos estilos musicais.