Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Reconstrução com materiais ambientalmente corretos é a tônica em cidade devastada por tornado

Na pequena cidade de Greensburg, no Estado do Kansas, nos Estados Unidos, novas ideias inspiram os cidadãos a reconstruírem suas vidas após o desastre causado por um tornado, em 2007. Com 90% das casas devastadas devido ao fenômeno meteorológico, as autoridades e o conselho de moradores do município se reuniram e chegaram à conclusão de que uma boa iniciativa seria usar a reconstrução verde para estimular os habitantes. Para se ter uma ideia, a nova prefeitura é feita com madeiras e tijolos fabricados a partir de reaproveitamento de outros materiais, além de conter um centro de arte movido a energia proveniente do sol e do vento.

Antes do desastre, palavras do vocabulário sustentável eram pouco comuns na cidade, mas moradores alegaram que as construções verdes não se configuraram em uma imposição. No momento subsequente ao desastre, os cidadãos foram normalmente pensando em como erguer casas melhores e, consequentemente, mais corretas em termos ambientais.

No início, as pessoas estavam muito sensibilizadas com as perdas de parentes próximos, mas a iniciativa verde mostrou possibilidades para que os moradores superassem traumas e também olhassem para o futuro com uma nova perspectiva.

Atualmente, o novo slogan da cidade é “Greensburg: melhor, mais forte e mais verde”.


Veja também: