Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O plástico de uso único faz parte do dia a dia da sociedade e representa um risco para a saúde do planeta e dos seres vivos

O plástico de uso único é todo produto plástico feito com intuito de ser usado apenas uma vez e descartado logo em seguida. Este tipo de lixo plástico pode ficar apenas alguns minutos na mão de um indivíduo, para, imediatamente, se tornar um resíduo.

Dentro dessa categoria de resíduos se encontram as garrafas de plástico, canudos, sacolas de mercado, embalagens de delivery e de doces. Esses produtos fazem parte do dia a dia do ser humano, desde sua invenção em meados do século XVI, quando os fabricantes começaram a substituir as alternativas ecológicas — como sacolas de papel e garrafas de vidro — por plástico.

pacto-global-de-reutulizacao-do-plastico
10 estados do Brasil aderem a pacto global de reutilização do plástico

Um estudo, publicado na revista Science Advances, mostrou que desde o ano 1950, o mundo já produziu mais de 8,3 bilhões de toneladas de plásticos. Dessa quantidade exorbitante de resíduo sólido, a metade foi feita apenas nos últimos anos, o que aponta um crescimento descontrolado da prática nociva ao meio ambiente.

Apesar de alguns plásticos de uso único serem necessários para a saúde pública, como luvas cirúrgicas e seringas, esses materiais não representam nem metade dos resíduos desta classe. Na verdade, pesquisas apontam que as sacolas plásticas e embalagens são a maioria do lixo plástico de uso único

Exemplos de plástico de uso único 

  • Canudos de plástico – podem ser substituídos por canudos de bambu ou de papel;
  • Balões – você pode substituir por lanternas de papel;
  • Cotonetes com hastes de plástico – substituto: cotonete de bambu;
  • Utensílios de cozinha descartáveis — opte pela versão feita de bambu;
  • Copos de plástico – use aqueles feitos de vidro;
  • Sacolas de plástico – use sacolas reutilizáveis, ou seja, totes de tecido de algodão ou plástico reciclado.
plástico de uso único

Por que reduzir o uso de plástico de uso único?

O uso do plástico de uso único tem impactos ambientais que são praticamente irreversíveis. Diferente de outros materiais, o plástico produzido no mundo não se degrada. Na verdade, ele se desfaz em pedaços muito pequenos, quase imperceptíveis, chamados de microplásticos e nanoplásticos

Microplásticos 

Os microplásticos já foram encontrados em diversos lugares do mundo, na água dos rios e dos oceanos, no solo, nos alimentos, e até mesmo no pulmão e no sangue humano. A facilidade desse material de se infiltrar na vida humana é tão grande que ele apresenta um perigo à saúde e ao meio ambiente. A sua presença na natureza pode causar problemas ao organismo de animais marinhos e terrestres, sendo conhecido como um fator risco para o desbalanceamento hormonal em humanos.

Poluição aquática 

O plástico de uso único pode se acumular nas ruas, ou no esgoto, e consequentemente ir parar no mar. Isso porque as chuvas ajudam a levá-lo para os corpos d’água, que depois de um certo tempo, apresentam grandes quantidades de resíduo em sua formação, afetando a vida local.

Além disso, um estudo da University Of Georgia, publicado em 2015, estimou que mais ou menos 4.8-12.7 milhões de toneladas de plástico de uso único chegam aos oceanos  devido à população gerada até 48 km da costa. 

Desta forma, é possível mensurar como o consumo exacerbado da comunidade afeta não só a população marinha, como a todo meio ambiente. Afinal, a ciência já encontrou as mais diversas espécies aquáticas com seu interior repleto de resíduos plásticos de uso único. 

Ilhas de plástico 

Os estudos sobre o descarte de plástico de uso único estimam que pouco mais de 70% do resíduo desse material se encontra nesse exato momento no oceano. Devido aos redemoinhos de água em áreas de vórtices oceânicos, o plástico e o microplástico se unem e acabam formando grandes ilhas de lixo, localizadas no Pacífico, no Atlântico e no Índico.

20 empresas respondem por metade da poluição por plástico descartável no mundo

Mudança climática 

Existem dois fatores relacionados ao plástico de uso único que beneficiam a mudança climática. O primeiro fator é que a produção desse material usa petróleo e outros componentes que emitem gases do efeito estufa na atmosfera, como o metano, responsáveis por fortalecer o aquecimento global.

O segundo ponto nocivo é a queima de plástico em aterros sanitários. Em algumas regiões do planeta, o lixo é queimado como uma forma de se livrar do acúmulo. No entanto, essa ação também libera gases causadores de efeito estufa, o que contribui cada dia mais para as mudanças climáticas.

O plástico de uso único precisa ser banido?

A maioria dos plásticos de baixa vida útil são recicláveis, porém, o fato de não serem biodegradáveis faz com que não exista uma saída ecológica para defender a sua utilização. Por esse motivo, alguns países ao redor do mundo já se posicionaram sobre o assunto e decidiram adotar o banimento desse material.

O Canadá é um exemplo. O país busca acabar completamente com a venda e a produção de plástico de uso único, e para isso, deu início a políticas públicas de redução da fabricação e importação desse tipo de material. A Organização das Nações Unidas já vem trabalhando a conscientização dos territórios há alguns anos, incentivando que cada vez mais os países do mundo todo parem de investir nesse tipo de indústria.

plástico de uso único
Canadá proíbe fabricação e importação de plásticos de uso único

Porém, para que o plástico de uso único pare de ser um problema — seja com o banimento ou redução de produção —, é necessário que as pessoas se conscientizem e façam pressão nos governos. Desta forma, todos podem lutar por um mundo mais limpo e saudável, sem a necessidade de consumir produtos que podem facilmente ser substituídos por alternativas ecologicamente corretas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais