Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Meias velhas podem ser reutilizadas para evitar o descarte incorreto e o aumento da pegada ecológica

As meias velhas são uma das peças de roupa difíceis de destinar corretamente. Elas  não são roupas comumente doadas e muitas vezes  acabam perdidas, sem o seu par, vagando pela casa como uma meia velha e solitária.

Quando a meia velha perde o seu par para sempre, não existe motivo para passá-la para outra pessoa usar. Jogar meias velhas no lixo também não é uma boa alternativa. Afinal, essas roupas são produzidas em larga escala pela indústria têxtil, que tem uma das maiores pegadas de carbono do mundo. 

Ou seja, ao produzirem meias, elas se tornam responsáveis pela liberação de uma quantidade exorbitante de carbono na atmosfera — o que piora o efeito estufa e a mudança climática. Quando as meias velhas vão parar no aterro sanitário, elas demoram muitos anos para se decompor, e durante esse processo elas liberam os químicos nocivos que foram usados em sua produção. 

Desta forma, o acúmulo de meias velhas e outras roupas em aterros sanitários geram mais resíduos do que o planeta consegue aguentar. Devido à mistura de tecidos e químicos na produção das roupas, é difícil realizar a reciclagem de meias velhas. Na verdade, mundialmente, apenas 12% do material usado em roupas é reciclado. 

Uma solução que as cidades e países encontram para isso é a queima desse material. Apesar de ser uma solução rápida para acabar com os resíduos da indústria da moda, a queima desses materiais causa o aumento das emissões de gases de efeito estufa. 

Como reutilizar meias velhas

A partir daí surge uma bola de neve de problemas que podem começar com o descarte incorreto de meias velhas. No entanto, existem formas de você reutilizar suas meias velhas no dia a dia, sem precisar se desfazer delas tão rápido. Confira a seguir como reutilizar essas peças de roupa de uma maneira criativa.  

Brinquedos com meias velhas 

Se você tem meias velhas solitárias, que perderam seu par, perambulando pela casa de gaveta em gaveta, talvez seja uma boa criar brinquedos para seus filhos ou animais. Uma  alternativa é fazer fantoches, incentivando sua criança a usar a criatividade para criar o rosto e os acessórios do fantoche. 

Também é possível criar um ursinho de pelúcia com meias velhas usando linhas e agulhas. O formato, a cor e os acessórios do novo ursinho de pelúcia vão depender de você e da sua criatividade.

Outra alternativa é criar uma bola para o seu pet. Junte todas as meias velhas espalhadas pela sua casa e faça uma grande bola de meias para o seu animal de estimação. Assim ele pode ter bolinhas para brincar que também são reutilizadas!

Panos de limpeza

Muitas vezes, as pessoas usam suas blusas velhas como panos de chão ou pano para limpar a poeira. Usar meias velhas no lugar das blusas pode ser benéfico, isso porque você pode doar sua blusa para alguém que precisa. Logo, pode achar um uso para sua meia velha que iria acabar no lixo.

Não é preciso muito para transformar meias velhas em panos de limpeza. Na verdade, se você precisa apenas de um pano para tirar o pó dos móveis, basta cortar a meia velha no meio e usar. No caso de um pano de chão, você pode cortar as meias velhas e costurá-las para virar um tecido maior. 

Capa para celular 

Está precisando de uma bolsinha para guardar seu celular? Você pode usar meias velhas para criar uma. Basta cortar a meia na ponta onde os dedos deveriam ficar, e pronto, sua capinha de pano para smartphone está pronta.

Se achar que ainda está muito básico, você pode adicionar enfeites e uma alça para poder sair por aí com sua bolsinha de meias velhas. 

Sacolinhas aromatizantes

Meias velhas são ótimas para armazenar aromatizantes, como a lavanda. Para fazer uma sacolinha, tudo que você vai precisar é seu cheiro favorito, linha e costura para fechar a meia em formato de saquinho. Você pode usar esses saquinhos aromatizantes de meias velhas em seu quarto, seu guarda-roupa ou em seu banheiro.

Roupas novas com meias velhas 

O upcycling chegou para ficar, e assim como as pessoas têm usado tênis velhos para criar blusas, você pode usar suas meias velhas para criar qualquer peça de roupa. Tudo depende de sua criatividade e de sua habilidade na costura. Assim, você pode criar desde uma luva sem dedos até uma saia nova com meias velhas costuradas umas nas outras.

Peso para segurar porta 

Quando o vento surge com muita força é comum que as portas se fechem repentinamente fazendo um barulhão. Para evitar isso, algumas pessoas compram pesos de porta com pedras ou areia dentro, que servem para segurar a porta quando o vento bater com força.

Você pode criar seu próprio peso usando meias velhas, basta comprar areia ou juntar algumas pedras para por dentro da peça de roupa. No final, basta costurar a parte aberta da meia para que seu enchimento não vaze e deixá-la sobre o chão segurando a porta. 

Roupinha para planta

Se você está buscando ser mais criativo em sua casa, que tal transformar suas meias em roupas para os vasos de sua planta? Para isso não é preciso muito, apenas cortar a parte dos dedos da meia e então vesti-la em um vaso que tenha o tamanho adequado. Se achar necessário, pode usar a criatividade para incrementar o visual de sua planta. 

Guarde objetos preciosos

Para evitar que seus objetos delicados e com valor emocional se danifiquem durante uma mudança, guarde-os dentro de meias velhas. Assim, você pode garantir que eles cheguem seguro ao seu destino.

Roupas para suas garrafas

Certas garrafas podem ficar pegajosas ou manchar móveis e o chão quando em contato com eles. Para evitar sujeira, use meias velhas como uma espécie de “roupa” para armazenar essas garrafas.

Limpar a janela do carro

Apesar de ser uma ideia meio estranha, é possível limpar a janela embaçada do carro com meias velhas. Basta encher a meia com areia de gato até a boca, depois fechar com um nó bem apertado e cobrir com mais uma meia velha. Deixe o objeto em seu carro para usar sempre que necessário.

Joelheiras 

Se você pratica esportes sabe que joelheiras são importantes para evitar machucados e problemas nas pernas. Por isso, suas meias velhas podem se tornar ótimas joelheiras quando você precisar de uma. Com apenas um corte na ponta dos dedos da meia é possível transformá-la em uma joelheira novinha. 

Bola para aliviar estresse

Algumas pessoas compram brinquedos ou bolas de apertar para poder lidar com o estresse do dia a dia. Esses objetos servem para serem usados na mão, com intuito de distrair o indivíduo de seus sentimentos ruins. É possível fazer uma bola de estresse apenas com meias velhas e massinha de modelar feita em casa.

Para isso,  você vai precisar preparar a massinha de modelar, depois colocá-la dentro da meia, costurar a parte aberta para não vazar, e pronto, sua bola antiestresse está feita. Confira a seguir a receita para preparar massinha de modelar caseira:

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de sal;
  • 1 e 1/2 xícara de água;
  • 1 colher de chá de óleo;
  • 1 tigela grande;
  • Pote de vidro;
  • –Corante para alimento.

Modo de preparo

  1. Separe uma tigela grande e misture todos os ingredientes, amassando bem a mistura até que ela fique com uma boa consistência para ser modelada;
  2. Coloque tudo dentro de um vidro bem tampado e leve ao forno baixo;
  3. Deixe assar por alguns minutos;
  4. Depois de esfriar ela já está pronta para ser usada;