Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Um acervo inédito com mais de mil fotos de participantes da COP 21 e COP 30 – Retratos da conexão humana Paris-Belém

Por Vania Bueno | Pessoas da COP é um projeto artístico e documental que nasce de um gesto simples e profundamente humano: olhar para as pessoas que fazem a Conferência das Partes acontecer. Muito além das negociações climáticas, das delegações oficiais e das estruturas complexas dos pavilhões, existem rostos, culturas, histórias e trajetórias que se cruzam diariamente em busca de um futuro mais sustentável.

Foto: Vania Bueno/Divulgação

Em 2015, durante a COP21, em Paris, Vania Bueno caminhou pelos corredores e pavilhões registrando espontaneamente mais de 600 pessoas de diferentes países, idades e causas — um retrato vivo da diversidade humana presente nas discussões sobre o clima. Movida pela sensibilidade e por um desejo genuíno de conexão, ela criou ali, diante da efervescência global do evento, um cartaz escrito à mão com a frase “Finding beautiful people”(Revelando Pessoas Bonitas). Diante da câmera e provocados pela frase, desconhecidos sorriam, compartilhavam sua presença e se deixavam fotografar.

As fotos nunca foram publicadas. Dez anos depois, Vania resolveu resgatar o projeto em Belém com o nome “Pessoas da COP / People of COP”, ampliando o acervo visual que celebra a pluralidade, a delicadeza e a potência humana por trás dos grandes temas ambientais.

Foto: Vania Bueno/Divulgação

Para compartilhar essas imagens únicas, foi criada a página no Instagram @PeopleOfCop, para fortalecer conexões e reconhecer os indivíduos que, de maneira silenciosa ou visível, contribuem para a agenda climática.

As fotografias são publicadas individualmente, valorizando cada rosto, com o convite:

“Se você se reconhecer, escreva seu nome, conte sua atuação e compartilhe nas suas redes marcando #PeopleOfCOP.”

O projeto não possui finalidade comercial. É uma iniciativa social, artística e afetiva, que busca registrar a humanidade que pulsa nas COPs e criar um espaço de memória coletiva, reconhecimento e pertencimento.

Foto: Vania Bueno/Divulgação

Pessoas da COP é conexão na diversidade. É um encontro entre olhares. É um lembrete de que a transição ecológica, antes de ser técnica, é humana.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais