Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Competição colaborativa convida estudantes e professores a se engajarem em ações de restauração de ecossistemas

Por Restaura Natureza em WFF Brasil Mais de sete mil estudantes e 565 professores de 25 estados brasileiros e o Distrito Federal inscreveram-se na Primeira Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

‘Na Mata’ Atlântica: websérie aproxima apaixonados pela natureza ao paraíso ameaçado

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Assista aos vídeos criados pela Fundação Grupo Boticário que mostram as bele…

“Os primeiros números da Restaura Natureza expressam que as comunidades escolares receberem com entusiasmo o tema Restauração. Também são resultado do apoio de vários parceiros que fortaleceram a divulgação da olimpíada. Recebemos inscrições de todas as regiões brasileiras, de quase todos os estados, trazendo já na primeira edição representatividade e diversidade nacional”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora da Engajamento do WWF-Brasil.

A Primeira Fase da Restaura Natureza foi encerrada no dia 25 de março e contou com 7.424 estudantes inscritos, de 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal (DF). Em grupo, estudantes e professores agora participam da Segunda Fase, que vai até 6 de maio. Inscreveram-se para a segunda fase 5.975 estudantes, acompanhados por 565 professores, que vão realizar ações relacionadas à restauração de ecossistemas – que podem ser, por exemplo, de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade alcançar.

“Na Segunda Fase, conta muito o trabalho colaborativo. Quem absorveu bem o conteúdo apresentado na Primeira Fase terá mais base para atuar na prática”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. Ela explica que os grupos terão que enviar registros de ação para ter os seus projetos avaliados. E chama atenção para os critérios de avaliação: engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Pontos feitos na Primeira Fase também serão considerados no resultado final.

A premiação se dará em duas categorias: Avaliação da Comissão Técnica Julgadora e Votação Popular. Todas as equipes concorrem nas duas categorias de premiação – podem, inclusive, serem premiadas em ambas.

No desenvolvimento da Restaura Natureza foram consideradas as demandas da comunidade escolar, identificadas em um processo de escuta realizado em escolas de diversas cidades brasileiras. A equipe de especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos também compartilharam as necessidades e temas urgentes da temática ambiental com a Quero na Escola. “Foi uma colaboração para identificar oportunidades de aproximar os jovens de temas muito atuais como o estresse hídrico, a crise climática e a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil. 

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. A iniciativa também tem parceria institucional com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o programa Criativos na Escola, do Instituto Alana.

A Restaura Natureza conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. “Esperamos ampliar parcerias e identificar complementaridades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade para agir coletivamente, acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais”, diz Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil.

Quando: 

Segunda Fase: até 6 de maio de 2022
Site: www.restauranatureza.org.br 

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br 

“Em perigo”: restam apenas 7,1 mil guepardos na natureza

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Grande declínio surpreende cientistas, que dizem que o animal mais rápido do…

Sobre a Quero na Escola 

A Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos dedicada a iniciativas educacionais. Usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas. Conheça: queronaescola.com.br 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais