Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Poluição do ar causa mais mortes e custa caro, principalmente a países como China e Índia

A poluição do ar é responsável por mais de 3,5 milhões de mortes por ano no mundo, segundo um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela também é a primeira causa de mortes prematuras relacionadas ao meio ambiente, superando o número dos óbitos causados por saneamento básico precário e falta de água potável.

Em países ricos, a mortalidade relacionada a doenças causadas por esse tipo de poluição (envolve desde doenças do coração, pulmão e problemas respiratórios – veja mais aqui) é maior do que a relacionada a acidentes de trânsito, segundo a entidade. Em outras palavras, a “fumaça” dos carros é mais letal que o próprio ato de dirigir. E a maior parte dessa poluição é causada pelo transporte, sendo o diesel o combustível mais poluente e o mais usado nesses países. A fumaça da queima de diesel é mais nociva ao meio ambiente do que a da queima de gasolina. Apesar disso, o diesel ainda apresenta taxas de imposto mais baixas em relação à gasolina, facilitando a sua popularidade e sabotando os esforços para baixar as emissões da queima desse combustível. Apenas os Estados Unidos, Suíça e Reino Unido cobram mais impostos sobre o diesel do que sobre a gasolina (veja gráfico no vídeo abaixo).

O estudo, que teve como foco principal os 34 países membros da OCDE (em sua grande maioria, países desenvolvidos – veja mais aqui) e China e Índia (como grande países emergentes) diz que os países ricos diminuíram as mortes relacionadas à poluição do ar devido a um controle mais rígido das emissões dos veículos. Entretanto, o número de mortes devido à poluição na China aumentou em cerca de 5% e, na Índia, esse aumento foi de 12% no mesmo período. No mundo, houve um aumento de 4% das mortes prematuras relacionadas à má qualidade do ar.

A poluição do ar também traz prejuízo econômico. O estudo estimou o custo do impacto da poluição do ar causada pelo transporte em uma escala global, mas também fez referência especial à China, Índia e aos países membros do OCDE. O estudo chegou ao resultado de que China e Índia têm, juntas, um custo econômico com a poluição do ar maior do que todos os demais membros da organização juntos. O custo anual da China com a poluição é de US$ 1,4 trilhão – a Índia gasta US$ 0,5 trilhão, totalizando 1,9 trilhões. Os 34 países membros têm um custo de US$ 1,7 trilhão por ano.

Em países emergentes, à medida em que a renda aumenta, mais veículos vão para as ruas contaminando mais o ar, sendo a frota uma ameaça diária para a saúde da população. Em países ricos, a grande frota de veículos e o uso de diesel ainda são fatores alarmantes. Mas, então, como garantir a qualidade do ar?

Dentre as principais recomendações do estudo estão: remover qualquer incentivo para a compra de diesel e de carros que utilizem o combustível, manter e tornar mais rígidas as medidas regulatórias, investir em mais programas para atenuar os impactos (como melhorar o transporte público), continuar a pesquisa sobre valores econômicos dos impactos da poluição do ar, e atenuar o impacto da poluição do ar em grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

Assista o vídeo abaixo sobre o estudo (em inglês):


Veja também:

Com diversas medidas, Cidade do México consegue amenizar poluição do ar 

China planeja tirar cinco milhões de carros antigos das ruas contra poluição

Pesquisa comprova aumento significativo da poluição no mundo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais