Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

“Estamos em situação de emergência e precisamos agir adequadamente. As pessoas com dinheiro precisam reagir ao nível de preocupação que temos agora globalmente”

De acordo com o jornal The Guardian, um latifundiário britânico, Hylton Murray-Philipson, fez uma doação pessoal de última hora no valor de mais de £ 100.000 para cobrir uma lacuna no financiamento do evento “O Chamado do Cacique Raoni – Grande Encontro das Lideranças Guardiãs da Mãe Terra”, realizado entre 24 a 28 de julho na Aldeia Piaraçu, no Território Kayapó, em São José do Xingu.

35% do desmatamento na Amazônia é grilagem, indica Ipam

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Amazônia perdeu quase 10 mil km2 de floresta em 2019, na terceira maior elev…

O encontro foi convocado pelo cacique Kayapó Raoni Metuktire, com a finalidade de ampliar a voz dos povos da floresta que historicamente têm sido os melhores guardiões do meio ambiente. 

“Estamos em situação de emergência e precisamos agir adequadamente. As pessoas com dinheiro precisam reagir ao nível de preocupação que temos agora globalmente”, disse o fazendeiro ao Guardian.

8M: O garimpo ilegal mata e ameaça o futuro das mulheres indígenas

A luta socioambiental também é uma luta pelos direitos das mulheres de todo o Brasil.

Murray-Philipson expressou sua preocupação com a crescente ameaça do colapso climático e comparou a situação à ameaça nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ele destacou a importância dos povos indígenas na luta contra as emissões de carbono e a proteção do meio ambiente, enfatizando que a Amazônia é responsável por equilibrar o clima no mundo todo.

Aplicativos ajudam a monitorar queimadas e risco de fogo em áreas indígenas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Apesar de não contar com apoio do governo federal, povos indígenas estão se…

“O mundo precisa dos povos indígenas como nunca antes”, disse ele. “Devemos ser gratos a eles. Eles nos ensinam que a Amazônia não é apenas um depósito de carbono, é uma das grandes máquinas de chuva do mundo. Sem isso, haverá mais seca e solo pior. Eu sou um fazendeiro. Eu sei o que isso significa, finalizou Hylton”.

invasao-na-terra-indigena-Apyterewa
Alvo de grileiros, Terra Indígena Apyterewa é a mais pressionada pelo desmatamento na Amazônia

Território do povo Parakanã é um exemplo do aumento das invasões na região, que têm levado violência e destruição às áre…

A doação do fazendeiro permitiu que os participantes do encontro tivessem três refeições diárias e apoio logístico durante o evento. Ele enfatizou a urgência de dar aos indígenas um lugar à mesa principal nas discussões ambientais, pois esta década é considerada crucial para enfrentar os desafios climáticos. Sua motivação para a doação foi moldada pelas evidências crescentes de instabilidade climática, juntamente com sua experiência pessoal com a pandemia, que o fez repensar suas prioridades e focar mais no ativismo ambiental.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais