Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Especialistas alertam sobre o estado criticamente ameaçado de jacarés e crocodilos

Após uma análise feita pela Sociedade Zoológica de Londres (ZSL na sigla em inglês), cientistas foram capazes de comprovar que mais da metade de todos os crocodilianos estão em extinção. A ordem que reúne diversas espécies de crocodilos e jacarés foi vítima constante da ação humana, que levou os animais a seu estado de preservação crítico pela caça, captura acidental na pesca, represamento de rios e perda de habitat resultante do desenvolvimento humano.

Cada uma das 28 espécies desses animais, como a maioria da fauna do planeta, possui um papel diferente e fundamental no ecossistema selvagem em que habitam. A partir da quantificação desses animais, especialistas conseguiram atribuir a importância e os papéis ecológicos de cada espécie, e quais são as possíveis perdas que o ecossistema pode sofrer em vista à suas extinções.

banana
Uso em excesso de pesticidas em plantações de banana, na Costa Rica, está deixando os crocodilos doentes

A análise foi feita com base nas características fundamentais dos crocodilianos, como forma do crânio, tamanho do corpo e uso do habitat que podem influenciar os papéis ecológicos dos animais. Entre as observações proporcionadas pela base de dados dessas características, especialistas conseguiram encontrar o papel de cada tipo de jacaré e crocodilo. 

O jacaré-da-china, por exemplo, cria abrigo para outros animais ao cavar. O crocodilo-filipino se alimenta de espécies invasivas de caramujos. Já o crocodilo-marinho, que viaja entre a terra, água doce e água salgada, é responsável por transportar nutrientes entre esses diferentes ecossistemas. 

Assim, um novo entendimento sobre os riscos da extinção desses animais foi levantado.

Entretanto, uma pesquisa publicada hoje pelo jornal científico Functional Ecology, indicou que até 38% das funções ecológicas únicas que os répteis fornecem para outras criaturas correm o risco de serem perdidas frente à extinção das espécies. De acordo com os dados do estudo, seis de dez das espécies que têm as funções ecológicas mais exclusivas estão criticamente ameaçadas. 

Especialistas afirmam que os estudos sobre os papéis desses animais só começaram agora. Desse modo, os riscos de perdê-los antes das conclusões das pesquisas são grandes.

Biologia da Conservação
Biologia da conservação: o que é e princípios

A análise da ZSL observou que criar planos de conservação a partir da singularidade evolutiva das espécies ajudaria a preservar a sua diversidade em todo o mundo. 

Até então, as soluções para essa questão ainda estão pendentes. Cientistas e outros especialistas envolvidos nos estudos frisam a importância da conscientização sobre a importância desses animais nos ecossistemas aquáticos e terrestres a partir de encontros comunitários e programas ambientais em escolas próximas aos habitats dos crocodilianos — como na Índia e no Nepal, locais em que o estudo identificou como tendo os habitats mais ameaçados. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais