Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça as vantagens de optar pela lareira ecológica, tanto para o meio ambiente como para a saúde da sua família

Imagem de Sergei Solo em Unsplash

A lareira ecológica é uma alternativa prática, mais saudável e mais sustentável para manter o ambiente aquecido durante o inverno ou nos dias mais frios, sem sofrer com os efeitos nocivos das lareiras comuns. Embora não sejam tão comuns nas casas brasileiras, as lareiras têm ganhado cada vez mais espaço no país, principalmente em casas de campo e veraneio, dando um toque especial à sala de estar. No entanto, as versões tradicionais são motivo de preocupação, porque afetam a qualidade do ar interno e externo, bem como a saúde humana.

Isso porque a queima de lenha nas lareiras emite diversos poluentes, como carbono negro (fuligem), dioxinas, óxido de azoto, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, monóxido de carbono e outros. Os impactos da combustão doméstica para a saúde vão de problemas respiratórios até o risco aumentado de desenvolver doenças do coração. Além disso, sobretudo em países mais frios, onde as lareiras convencionais são comuns, a emissão de fuligem a partir da queima de lenha em ambientes domésticos contribui para a aceleração das mudanças climáticas.

Lareira não ecológica deve ser acompanhada de alerta de saúde, dizem pesquisadores

Um estudo realizado em 2020 por pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, concluiu que as lareiras domésticas não ecológicas triplicam o nível de partículas poluentes nocivas dentro de casa. Essas partículas podem passar pelos pulmões e entrar no corpo, tendo sido associadas a diversos danos à saúde, especialmente em crianças e idosos. Segundo a equipe, a aquisição desses equipamentos deveria vir acompanhada de um alerta de saúde, tamanho o prejuízo que podem causar às pessoas afetadas pela poluição do ar.

O governo está eliminando a venda de madeira úmida, que produz mais fumaça, mas os participantes do estudo haviam utilizado apenas madeira seca e temperada, em lareiras certificadas pelo governo como “aparelhos isentos de fumaça”. No entanto, para ser concedida a certificação, somente a poluição externa teria sido avaliada.

O estudo revelou que as lareiras costumavam ficar acesas por cerca de quatro horas a cada vez e, durante esse período, o nível de partículas nocivas nas casas mostrava-se três vezes maior do que quando os aparelhos não estavam sendo utilizados. Durante essas quatro horas, os níveis médios de partículas aumentaram para entre 27 e 195 microgramas por metro cúbico de ar. O limite da Organização Mundial de Saúde é de 25 microgramas por metro cúbico em 24 horas.

Os diferenciais da lareira ecológica

As lareiras ecológicas tendem a produzir menos poluição do que as lareiras convencionais. Por isso, elas agridem menos o meio ambiente e têm menos impacto para a saúde.

A alternativa mais popular é a lareira ecológica à base de álcool etílico ou etanol, um combustível renovável com baixa emissão de CO2. Além disso, existem modelos portáteis, que não exigem um local específico para instalação, e não precisam de dutos de ventilação, uma vez que não produzem fumaça nem, consequentemente, poluentes do ar.

Outra opção é a lareira ecológica a gás natural ou a gás de botijão. Os pontos positivos são a alta eficiência energética, baixo uso de energia e nenhuma produção de fumaça. No entanto, ainda há a queima de combustível fóssil e a liberação de uma pequena quantidade de monóxido de carbono – por isso, não é considerada uma alternativa completamente “limpa”, embora seja menos prejudicial à saúde e ao meio ambiente do que a lareira convencional.

Como terceira alternativa, temos as lareiras ecológicas elétricas, que são eficientes, acessíveis e não produzem fumaça ou vapores. Além disso, podem usar energia renovável para funcionar. O ônus, evidentemente, está no alto consumo de energia elétrica. No entanto, se for possível utilizar fontes de energia renováveis, como eólica ou solar, a lareira elétrica será 100% eco-friendly.

A lareira ecológica, além das vantagens que proporciona para a saúde e o meio ambiente, também ajudam a manter a casa limpa, porque não produzem resíduos de nenhum tipo. Os modelos disponíveis no mercado variam em design, tamanho, estrutura e modo de instalação. Vale a pena pesquisar escolher um modelo de lareira ecológica que atenda melhor às necessidades da sua casa e da sua família.

Precauções

Lareiras ecológicas, sobretudo as improvisadas, feitas com materiais caseiros, podem causar acidentes domésticos. Garanta que o seu equipamento seja certificado pelo Inmetro e siga cuidadosamente o manual de instruções. Mantenha crianças afastadas e procure um local com alguma ventilação, porque, como dispensa a chaminé, o equipamento consome oxigênio do ambiente e libera gás carbônico, podendo provocar danos à saúde caso seja instalado em ambientes fechados. Além disso, não toque no aparelho enquanto ele estiver aceso, para evitar queimaduras e riscos de incêndio. 



Veja também: