Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Depois da proibição de canudos de plástico feita pelo país em 2020, Inglaterra proíbe outros itens de plástico de uso único

O governo inglês anunciou que pretende proibir a venda de alguns itens de plástico de uso único até o final deste ano. O plano foi anunciado no último domingo (8), porém, a declaração oficial será realizada no próximo domingo (15), onde os itens incluídos na proibição serão divulgados.

Até agora, acredita-se que serão banidos pratos, tigelas, bandejas de plástico e copos de poliestireno usados em restaurantes. Embora a lei não cubra a venda desses produtos através de supermercados e outros revendedores, existem planos para que essa proibição seja realizada até 2024. 

A decisão foi tomada pela Secretária do Meio Ambiente, Therese Coffey, que confirmou a informação. De acordo com Coffey, a decisão é um modo de enfrentar o problema da poluição plástica e foi impulsionada pelo público.

Plástico de uso único recebe taxa na Alemanha

Um projeto de lei que exige que fabricantes que utilizam plásticos de uso único paguem uma taxa ao governo foi passado n…

“Essa nova proibição terá um enorme impacto para parar a poluição de bilhões de pedaços de plástico e ajuda a proteger o ambiente natural para as gerações futuras”, disse em entrevista ao The Daily Mail

Dados do governo indicam que todos os anos, cerca de 1,1 bilhão de pratos descartáveis ​​e 4,25 bilhões de talheres de plástico são usados na Inglaterra. Porém, apenas 10% são reciclados. 

Essa não é a primeira vez que o governo inglês age na regulação de itens de plástico de uso único. Em 2020, o país introduziu a proibição de canudos, mexedores de bebidas e cotonetes de plástico descartáveis. 

Similarmente, em dezembro de 2022, a Inglaterra anunciou a proibição de talheres de plástico. 

Embora uma ação positiva para enfrentar o problema da poluição plástica, alguns ativistas ambientais criticaram o atraso da proibição. 

“Embora a remoção de bilhões de itens comumente jogados no lixo nunca seja uma coisa ruim – este é um movimento muito atrasado e ainda uma gota no oceano em comparação com a ação necessária para conter a maré de plástico.”, disse Megan Randles, ativista política do Greenpeace do Reino Unido, em sua página do Twitter.

De fato, a decisão da Inglaterra foi atrasada em comparação com a União Europeia, que declarou a proibição de itens de plástico de uso único em 2021. O decreto proíbe a venda de poluentes comuns, como canudos, garrafas plásticas, copos para café e embalagens para viagem nos mercados da UE.

Recentemente, outros países da Grã-Bretanha também anunciaram proibições parecidas. A proibição de plásticos de uso único na Escócia entrou em vigor em agosto de 2022 e leis semelhantes foram aprovadas no País de Gales em dezembro do ano passado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais