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Método científico garante que a formulação de produtos, como protetores solares, não prejudiquem o ecossistema marinho, prevenindo o branqueamento dos corais

Por Grupo Boticário | O branqueamento de corais é um dos maiores desafios enfrentados no e cossistema marinho atualmente, que continua a aumentar devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Para colaborar com a proteção dos recifes de coral, promovendo a sustentabilidade dos oceanos, o Grupo Boticário traz para o Brasil a metodologia científica pioneira e inovadora no país que comprova o atributo “Seguro para Corais”, possibilitando o desenvolvimento de protetores solares mais sustentáveis.

O uso do selo “seguro para corais” já é utilizado desde 2020 pelo Grupo, inclusive com a publicação de um artigo científico “Assessment of the Biological Response of the Scleractinian Coral Seriatopora Hystrix to Sunscreen Products” e este ano a companhia viabilizou a nacionalização dos testes que antes eram realizados apenas na França. Além disso, o Grupo Boticário realizou uma atualização na metodologia e agora começa a aplicá-la a novos projetos das marcas do Grupo. A equipe de cientistas da companhia poderá, a partir de agora, realizar avaliações mais precisas por meio de software para análise de imagens. Desta forma, com o registro destas imagens nos intervalos do protocolo do teste, será possível medir quantitativamente se houve branqueamento, garantindo maior robustez no método.

“Cientistas e ambientalistas brasileiros têm se empenhado para desenvolver soluções inovadoras de proteção aos corais e nós, como uma empresa que tem sustentabilidade em nosso DNA, já estávamos trabalhando há anos para encontrar uma metodologia que pudesse ser empregada no país, colaborando, de forma mais ágil, com o desenvolvimento de produtos mais seguros para nossos oceanos. Com a tecnologia em ação, podemos caminhar rumo a um futuro mais sustentável e de impacto positivo em prol ao meio ambiente”, conta Juliana Canellas, diretora de Qualidade Excelência e Cuidado do Grupo Boticário.

Sustentabilidade no DNA do Grupo Boticário

O Grupo Boticário já vem realizando ações em prol da saúde dos corais, a partir dos produtos da marca licenciada Australian Gold, que passavam por testes no exterior. Em junho deste ano, o Grupo lançou uma campanha em defesa dos corais marinhos degradados por poluentes.

Já com relação aos cosméticos desenvolvidos pelo Grupo Boticário em 2022, por exemplo, 64% contam com atributos de sustentabilidade (considerando formulação e/ou embalagem), como o processo de fabricação ecoeficiente, produto vegano, redução de ecotoxicidade, redução de ingredientes, massa vegetal, plástico verde, material – papel, plástico, vidro, surlyn – reciclado pós-consumo, bandeja retornável, monomaterial, produto refilável e redução mássica da embalagem.

Para mais informações sobre as iniciativas do Grupo Boticário na proteção de corais e do meio ambiente, acesse o link.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.


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