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Internamente, observa-se que a UE é o grupo de países desenvolvidos mais propenso a apoiar tal política, enquanto os EUA, Japão, Austrália e Canadá se mostram contrários a metas desse tipo

A extração global de matérias-primas tende a aumentar em 60% até 2060, trazendo consigo implicações preocupantes para o clima e o meio ambiente, conforme indicado por uma análise não publicada da ONU, reportada pelo jornal The Guardian.

O aumento na extração de recursos naturais cresceu quase 400% desde 1970, impulsionado pela industrialização, urbanização e crescimento populacional, segundo a Perspectiva Quinquenal dos Recursos Globais da ONU, apresentada aos ministros da União Europeia na semana passada.

O relatório destaca que a destruição dos recursos naturais da Terra já contribui em 60% para os impactos do das mudanças climáticas, incluindo mudanças no uso da terra, 40% dos efeitos da poluição do ar e mais de 90% do estresse hídrico global e perda de biodiversidade associada aos solos.

Janez Potočnik, ex-comissário europeu e co-presidente do painel da ONU responsável pela análise, alerta que a destruição iminente das matérias-primas desencadeará provavelmente tempestades, secas e outros desastres climáticos mais frequentes e intensos.

“Precisamos atentar para o fato de que números mais elevados implicam em impactos maiores. Não há mais margem para segurança na Terra. Já ultrapassamos nossos limites operacionais seguros, e se essas tendências persistirem, as consequências serão mais graves. Eventos climáticos extremos se tornarão cada vez mais comuns, acarretando custos financeiros e humanos ainda mais devastadores”, adverte Potočnik, ao Guardian.

O relatório enfatiza a importância de priorizar medidas de equidade e bem-estar humano sobre o mero crescimento do PIB e propõe estratégias para reduzir a demanda global, ao invés de apenas aumentar a produção “verde”.

Por exemplo, a transição para veículos elétricos demandaria quase 10 vezes mais “matérias-primas críticas” do que os carros convencionais. Alcançar emissões líquidas zero no transporte até 2050 exigiria um aumento de seis vezes na extração de minerais críticos em um período de 15 anos.

O relatório sugere que alternativas como trabalho remoto, serviços locais aprimorados e opções de transporte de baixo carbono, como bicicletas e trens, podem ser igualmente eficazes na satisfação das necessidades de mobilidade, com impactos ambientais menos prejudiciais.

“A descarbonização, sem dissociar o crescimento econômico e o bem-estar da utilização de recursos e dos impactos ambientais, não oferece uma solução convincente. O atual foco predominante na limpeza do lado da oferta precisa ser complementado com medidas voltadas para a demanda”, ressalta Potočnik.

O relatório argumenta que uma grande parte da crise habitacional na Europa poderia ser mitigada por meio de uma utilização mais eficiente de casas vazias, espaços subutilizados e uma vida mais comunitária, em vez de construir novas moradias em novas áreas.

Esse tipo de “eficiência sistêmica dos recursos” poderia aumentar a equidade e reduzir as emissões de gases do efeito estufa em mais de 80% até 2060, comparado aos níveis atuais. As necessidades de materiais e energia para mobilidade poderiam ser reduzidas em mais de 40%, e para construção, cerca de 30%, segundo o relatório.

A relação da humanidade com a natureza “dependerá de sabedoria e esforço coletivo, ou será resolvida de maneira difícil e dolorosa, envolvendo conflitos, pandemias e migrações”, adverte o relatório. “O futuro será verde, ou não haverá futuro.”

Zakia Khattabi, ministra do clima e do ambiente da Bélgica, atual detentora da presidência rotativa da UE, afirma que “a utilização de recursos é um dos principais impulsionadores da tripla crise do clima, da biodiversidade e da poluição. Reduzir nosso consumo de recursos é essencial para minimizar as pressões ambientais interligadas.”

No contexto do Pacto Ecológico Europeu, as pegadas de materiais e resíduos dos países da UE estão sendo monitoradas e registradas online. Embora o bloco ainda não tenha avançado na legislação de metas de redução de uso, espera-se que a questão seja discutida em uma reunião dos ministros do Ambiente da UE, em junho.

Um funcionário da presidência da UE comenta que “ao longo dos anos, foram desenvolvidos indicadores para monitorar o progresso na economia circular na UE, incluindo a pegada de nosso consumo de materiais. No entanto, o que nos falta é um entendimento europeu comum sobre qual deve ser nosso objetivo em termos de redução dessa pegada.”

Internamente, observa-se que a UE é o grupo de países desenvolvidos mais propenso a apoiar tal política, enquanto os EUA, Japão, Austrália e Canadá se mostram contrários a metas desse tipo.

Em média, os europeus têm uma pegada material anual de 15 toneladas por pessoa, com a Finlândia liderando a lista com 46 toneladas per capita, e os Países Baixos no último lugar, com 7 toneladas per capita.

A Finlândia também é a maior produtora de resíduos por pessoa na UE (20.993 kg), enquanto a Croácia é a menor (1.483 kg). A pegada média de resíduos dos cidadãos da UE em 2020 foi de 4.815 kg.


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