Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Embrulho de presente pode ser sustentável, original e acessível: confira 11 ideias criativas e faça o seu em casa

O embrulho de presente feito em casa tem várias vantagens. Com criatividade e dando um toque de personalização, você torna a embalagem um mimo à parte para seus amigos e entes queridos. Acessível e fácil de fazer, esse tipo de embrulho também é muito mais sustentável do que o tradicional.

A embalagem de presente tradicional – aquela metalizada – é feita de uma película de polipropileno biorientada (BOPP), um material plástico que, quando descartado de forma inadequada, provoca uma série de problemas ambientais.

Isso sem falar que o desperdício do papel que vem junto com os presentes é gigantesco, principalmente no final do ano. De acordo com a Universidade de Stanford, o período que contempla o feriado de Ação de Graças, de Natal e Ano-Novo é o mais crítico nos Estados Unidos, quando os norte-americanos jogam fora 25% mais lixo do que no restante do ano. O desperdício extra chega a 25 milhões de toneladas de lixo, ou cerca de 1 milhão de toneladas extras por semana!

Segundo a estimativa da instituição, se cada família americana embrulhasse apenas três presentes com materiais reutilizados, ela economizaria papel suficiente para cobrir 45 mil campos de futebol. Por isso, é muito mais divertido e ecológico dar um novo destino aos materiais que você já tem em casa. Vale tudo: páginas de livros antigos, retalhos de tecido, lenços, latas e caixas escondidas no fundo dos armários – basta usar a imaginação!

1. Folhas de jornal

Embalagem de jornal. Imagem de Tengyart em Unsplash

Se você tem folhas de jornal em casa, por que não utilizá-las para embrulhar presentes? Você pode aproveitar as páginas que contêm tirinhas para deixar o presente mais estilizado. Para finalizar, faça um laço com uma fita ou coloque outro enfeite.

2. Calendários, páginas de livros antigos e revistas

Revistas. Imagem de kconcha em Pixabay

Sabia que você pode dar utilidade a calendários antigos, às páginas de livros que você não quer mais e até àquelas revistas que estão acumulando poeira no fundo da estante? Em vez de jogar no lixo, esses materiais podem se transformar em um embrulho de presente superoriginal, sustentável e com um toque vintage.

3. Roupas antigas

Roupas. Imagem de Merylove Art em Unsplash

Aquela calça rasgada ou aquela blusa com uma estampa linda que você não usa há anos podem ser cortadas e aproveitadas para fazer uma embalagem de presente moderna e reutilizável.

4. Caixas de encomendas

Caixas. Imagem de Curology em Unsplash

Não jogue fora as caixas de encomendas que receber, pois você pode reutilizá-las para embrulhar presentes.

Usando a criatividade, você pode deixar a caixa personalizada com barbantes, lã ou linhas coloridas que estão sem utilidade em casa. Você também pode utilizar tinta, com o auxílio de um lápis com borracha na ponta, fazendo pequenas bolinhas de tinta colorida na caixa.

5. Sobras de papel de presente

Papéis de presente. Imagem de Sigmund em Unsplash

Não jogue no lixo as sobras de papel de presente, pois elas poderão servir para embrulhar presentes menores e também como decoração.

6. Latas e potes

Latas e potes. Imagem de Albrecht Fitz em Pixabay

Latas e potes de alumínio ou outros metais podem ser facilmente transformadas em embrulhos de presente. Cole uma etiqueta personalizada ou pinte o recipiente para dar um toque pessoal.

7. Furoshiki

Furoshiki. Imagem de Joanna Kosinska em Unsplash

O furoshiki é um pano japonês muito utilizado para embrulhar presentes. Você pode usar qualquer tecido e é muito fácil de fazer: você só precisa do próprio tecido. O único requisito é que o pano seja quadrado. O tamanho vai depender do objeto que você pretende embrulhar. A embalagem para presente pode ser totalmente personalizada: desde o tipo até o padrão e a espessura do tecido.

8. Papel pardo

Papel pardo. Imagem de Nathan Lemon em Unsplash

Certamente você recebeu alguns envelopes e encomendas com papel pardo durante o ano. E, é claro, não jogou nenhum no lixo, porque sabia que poderia aproveitá-los depois, não é? Dependendo do tamanho do seu presente e do material que você tem, é possível fazer um embrulho incrível e elegante. Se preferir, você pode personalizar um adesivo e estampar o embrulho do jeito que quiser.

9. Ecobags

Ecobags. Imagem de catayhome em Pixabay

Ecobags nunca saem de moda, são muito versáteis e podem ser usadas para uma infinidade de coisas – inclusive para substituir o embrulho de presente comum. Além de sustentáveis e elegantes, elas se tornam um presente extra para quem você ama, porque poderá ser reutilizada por vários anos, em várias situações.

10. Lenços

Lenços. Imagem de Sharon McCutcheon em Unsplash

Você já pensou em embrulhar presentes com lenços antigos? Muitas vezes os lenços são esquecidos no armário, mas poderiam se tornar um saco de presente incrível e autêntico. Você também pode embrulhar o presente com o lenço e finalizar com um laço, amarrado com as pontas da própria peça.

11. Sacola de papel

Sacola de papel. Imagem de s weis em Pixabay

A sacola de papel tem inúmeras vantagens como embalagem de presente. Além de ser uma opção sustentável e eco-friendly, sem plástico ou substâncias tóxicas em sua composição, é muito acessível e pode ser feita em casa, com materiais que você já tem disponíveis. A sacola de papel pode ser personalizada do jeito que você quiser, dando um toque pessoal ao embrulho.