Embalagem para presentes: faça você mesmo

eCycle

Aprenda a criar vários tipos de embalagem para presentes de forma criativa e sustentável

Embalagem para presentes

Presentear quem gostamos é muito bom, mas a embalagem para os presentes nem sempre é uma boa. O desperdício de papel que vem junto com os presentes é gigantesco, mas existem alternativas para evitá-lo. Basta usar a criatividade para fazer sua própria embalagem, reaproveitando materiais.

Confira algumas dicas para criar sua embalagem para presentes sustentável com um toque de originalidade:

Panos

Embalagens de presentes de pano

O pano é uma boa alternativa para substituir a embalagem de papel. Além de ser bem diferente, pode ter outras utilidades para quem está recebendo o presente. No Japão, a tradicional arte de criar embalagem para presentes e sacolas com panos recebe o nome de furoshiki. Um diferencial positivo é que os panos são ótimos para embrulhar presentes com formatos diferenciados, como garrafas. Qualquer tipo de pano pode ser "matéria-prima" desse tipo de embalagem: lenços, camisetas, cachecóis, echarpes etc.

Veja no vídeo como fazer sua embalagem para presentes no estilo furoshiki.

Sacolas de papelão

Embalagens de presentes
Embalagens de presentes

Muito utilizadas em lojas de roupas, as sacolas de papelão podem se tornar ótimasembalagens para presentes. Basta virá-las do avesso, recortá-las e embrulhar os presentes de Natal.

Caso a sacola seja básica, sem muitas estampas, faça um laço simples para decorá-la - assim você confere um ar elegante à embalagem.

Papéis de cor única

Embalagens de presentes

Quando se tem papéis de cor única na mão, não há erro, afinal, a simplicidade sempre foi graciosa. Embrulhe o presente com uma cor única e utilize o outro papel para fazer um simples enfeite, como uma fita. Pode-se até utilizar outro papel mais chamativo para o enfeite, uma fita adesiva diferente ou até mesmo recortar padrões, como bolas e quadrados, para colar na caixa como enfeite.

Desenhos de crianças

embrulhos de presente

Ao invés de deixar os desenhos dos seus filhos, netos e sobrinhos guardados, considere utilizá-los como embalagem para presentes. Ou até mesmo embrulhe o presente com folhas em branco e peça para a criança desenhar nelas. O efeito fica muito bacana, principalmente se os presenteados serão os familiares mais próximos, como os pais, mães ou avós da criança.

Recipientes com etiqueta personalizada

Embalagens de presentes

Os pequenos potes e latas podem ser facilmente transformados em embalagens para presentes, principalmente com uma etiqueta personalizada. Com isso em mente, que tal fazer um pequeno desenho e reutilizar o velho pote que iria para o lixo?

Jornais

Embalagens de presentes

As diferentes seções dos jornais oferecerem diferentes embalagens. As fotos culturais, as tirinhas e as próprias letras dão um efeito retrô muito legal.

Reutilizar e reciclar

Além dos modelos descritos acima, é possível deixar a imaginação fluir a partir do estoque de jornais, sacolas e papéis da sua casa. E, na hora de dar o presente, oriente o presenteado a descartar corretamente a embalagem, caso ela não possa ser reutilizada. Você também pode ser radical e escolher não embalar os presentes, que tal?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail