Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

É possível que algumas técnicas de restauração ecológica consigam reverter o impacto negativo do ser humano no planeta; Entenda

Parece ser uma resposta óbvia, mas medidas ambientais podem ser a melhor resposta para combater os danos da crise climática mundial. Por muito tempo, principalmente com o avanço da tecnologia, as pessoas acham que o jeito mais fácil de reverter os danos ao meio ambiente é pela ciência tecnológica. 

Desenvolver um novo gadget capaz de auxiliar no combate contra as emissões de gases do efeito estufa parece interessante, mas pode não ser tão viável. Mesmo sendo uma boa intenção a tecnologia, na maioria das vezes pode ser um grande poluente. 

Existem casos específicos onde a tecnologia e o meio ambiente caminham juntos. A energia eólica, a energia solar e o hidrogênio verde são grandes exemplos dessas conquistas. Porém, diferente do que o ecomodernistas defendem, de acordo com o economista ambiental da University College Dublin, Dr. Bullock, projetos maiores podem auxiliar outros problemas do planeta como inundações, erosões costeiras e a qualidade da água.

O verde é a solução

A Comissão Europeia criou o “The European Green Deal “, um projeto que visa a neutralização da emissão de carbono do continente até 2050 e é iniciado em dezembro de 2021. Um dos passos do projeto envolve a utilização da Restauração Ecológica.

A Restauração Ecológica é definida como um processo de alteração intencional de um habitat para que seja possível estabelecer um ecossistema definido, natural e histórico do local. O objetivo desse processo é imitar a estrutura, função, diversidade e dinâmica do ecossistema que existia originalmente nesse ambiente. Essa técnica é induzida pelo ser humano para recuperar as condições ambientais de um ecossistema perturbado, e inclui um trabalho com a vegetação, fauna, flora, clima, solo, água e micro-organismos.

Além da Restauração Ecológica, outras pequenas mudanças ambientais podem ser implantadas para diminuir o impacto negativo na natureza. Plantar vegetação ao longo de costas pode solucionar problemas de erosão além de limitar as emissões de dióxido de carbono.

É provado também, que certos ecossistemas se adaptam a mudanças climáticas sem a intervenção do ser humano. O pantanal, por exemplo, faz isso absorvendo água para evitar enchentes.

Obstáculos 

Soluções ambientais podem ter efeitos demorados. É necessário tempo e paciência para que essas pequenas implementações consigam prosperar. Além disso, o auxílio de figuras governamentais também é necessário para que esses planos sejam realizados em outros locais além da Europa, beneficiando o mundo inteiro.