Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Akatu e GlobeScan divulgam descobertas que ajudam empresas a serem aliadas dos consumidores por estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis

Por Instituto Akatu | O Instituto Akatu e a GlobeScan divulgam os resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor. A edição deste ano foi realizada em 31 países e contou com mil entrevistados no Brasil. 

As descobertas do estudo são de grande contribuição para empresas que desejam se destacar no campo da saúde e da sustentabilidade. Elas ajudam as empresas a se tornarem, cada vez mais, aliadas dos consumidores na adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis e auxiliam na construção de uma relação de confiança e de compromisso com seus stakeholders. 

Os resultados públicos representam aproximadamente 25% das descobertas da pesquisa. O relatório completo, com todos os resultados, é exclusivo a aqueles que contribuírem financeiramente com o projeto.

Confira alguns resultados públicos:

→ 81% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente (aumento de 4 p.p. em relação à 2021); contra 46% na média mundial

→ 84% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza (demonstrando estabilidade: 86%, em 2021); contra 73% da média mundial

→55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis (queda de 5 p.p. em relação à 2021); em paridade com os 57% da média dos países

→ Cerca de 30% dos brasileiros afirmam que os maiores influenciadores de um estilo de vida mais ecológico são membros da família, mídia tradicional (TV, rádio e notícias) e mídia social; em quarto lugar estão as empresas e as marcas (26%)

→ Entre 43 e 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente correto influencia “muito” a sua decisão de compra, especialmente produtos de cuidado pessoal (55%) e de limpeza (51%)

→ 56% dos brasileiros dizem que suas decisões de compra são muito influenciadas por marcas que impulsionam a agricultura sustentável e que desenvolvem programas de uso eficiente de água; 54% por marcas que desenvolvem programas de reciclagem/reúso de embalagens e que proporcionam ajuda humanitária

→ Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, os problemas ambientais predominam como os mais sérios para os brasileiros, sendo 8 dos 11 principais problemas apontados, com destaque para poluição da água e esgotamento dos recursos naturais

Conheça todos os resultados públicos aqui.

Assista à gravação do webinar de lançamento da pesquisa aqui.

Que tal adquirir o relatório completo da pesquisa?

O relatório completo da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, com todos os resultados do estudo, é exclusivo a aqueles que contribuírem financeiramente com o projeto. Para conhecer as condições, escreva para parcerias@akatu.org.br

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022 foi desenvolvida pela parceria entre Instituto Akatu e a GlobeScan e contou com o patrocínio de: Ambev, Asics, Globo, Mercado Livre, PepsiCo, Tetra Pak e Vedacit.

Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto Akatu de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais