Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ao produzir bifes, carne de frango e atum com vegetais que imitam o gosto, a aparência e a textura de carnes tradicionais, novo conceito foi criado

Já pensou em comer uma carne de frango que não tem frango? Ou uma salada de atum sem o peixe? Isso não é novidade, já que diversos tipos de carnes artificiais, geralmente feitas de soja, são populares há alguns anos. Mas o holandês Jaap Korteweg redefiniu a indústria alimentícia ao criar o conceito de “vegetarian butcher”, algo como a ideia de “açougueiro vegetariano”.

O “insight” do holandês foi produzir uma grande diversidade de tipos de carne a partir de ingredientes de origem vegetal. Os exemplos englobam as imitações comuns, como uma carne de frango produzida apenas com soja, mas também coisas inusitadas, como um bife feito de cenouras, ervilhas e batatas. Na loja de Korteweg (que leva o nome de “Vegetarian Butcher”) existem muitos produtos vegetarianos, desde o hambúrguer e almôndega vegetarianos até a salada de “atum”. Os produtos não só tentam imitar o sabor, como também a aparência e a textura das carnes originais.

Para recriar um sabor parecido com o de uma carne bovina tradicional, ervas, especiarias e outros condimentos são adicionados. Já o trabalho na aparência é feito com a ajuda da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Wageningen, que coloca a pasta de soja em um pressurizador que imita as fibras da carne.

A iniciativa de Korteweg é atender o vegetarianismo crescente e ser uma alternativa ambientalmente amigável. De acordo com o “açougueiro”, a pegada ambiental do seu hambúrguer é sete vezes menor que a do hambúrguer real. E para a produção da sua carne de frango, ele precisa de metade a um terço dos recursos necessários para a produção da carne de frango real.

Após três anos de funcionamento, a loja de Korteweg expandiu seus produtos para 500 estabelecimentos na Holanda, sendo a maioria supermercados e lojas especializadas em comida. E ascensão de vendas foi tão significativa que ele espera abrir sua própria fábrica em 2014 para reduzir o preço dos produtos ao valor da carne tradicional.

A loja ainda tem acordos com ONGs de proteção aos animais, e é ligada a um partido vegetariano local, que tem dois assentos no parlamento.

O conceito de “açougue vegetariano” ainda encontra obstáculos no setor de carnes na Holanda, mas a tendência é de franca expansão.

Clique aqui para visitar o site oficial do “açougue vegetariano”.

Fonte: Phys

Veja também:
-Dispositivo wireless colocado no estômago de vacas pode diminuir emissões de gás metano
-Seja vegetariano ao menos uma vez por semana
-Cientista usa trailer para realizar medições de metano em diversos locais


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais