Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Segunda temporada do podcast traz ao público a importância da floresta, sua recuperação e a conexão com a natureza

Foto de Caley Vanular no Unsplash

A segunda temporada do podcast Tom da Mata está no ar trazendo histórias da restauração, reflorestamento e regeneração natural na Mata Atlântica.

O podcast entrevista pessoas envolvidas com restauração na Mata Atlântica, desde artistas e celebridades engajadas no plantio de árvores até técnicos e pesquisadores acadêmicos. A ideia é unir conhecimento, experiências e inspirações para levar a um público jovem e urbano a importância da floresta, sua recuperação e a conexão com a natureza.

O Tom do Mata é um projeto do Pacto para a Restauração da Mata Atlântica, um movimento de organizações e produtores para recuperar a cobertura florestal da Mata Atlântica, o bioma mais desmatado do país. O Pacto estima que mais de 700 mil hectares de florestas já estão em restauração em todo o bioma, e tem a ambiciosa meta de atingir 15 milhões de hectares restaurados até 2050.

Acompanhe nesta página, a cada quinzena, os novos episódios do Tom do Mata:

10 – O redescobrimento de árvores e espécies da Mata Atlântica

Neste episódio, vamos conhecer duas histórias inspiradoras sobre restauração florestal. Uma é sobre comunicação e reflorestamento envolvendo um tradicional programa da televisão brasileira e outra que une povos indígenas, parques nacionais, conhecimento tradicional e uma das diversidades florestais mais ricas da Mata Atlântica. A apresentadora Paulina Chamorro conversa com o roteirista, fotógrafo, produtor, diretor e idealizador do programa Um Pé de Quê, do Canal Futura, Estevão Ciavatta. No segundo bloco, a conversa é com o diretor de gestão de projetos do Natureza Bela, o Marcos Lemos. E para encerrar, temos um depoimento de Viviane Dib, pesquisadora do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) sobre um estudo envolvendo a Mata Atlântica.

09 – Em Minas, a restauração de florestas produz água aqui

O Tom da Mata está de volta! No episódio de retorno, o tema é a relação entre o reflorestamento e o retorno de água na região restaurada. Para este bate-papo, a jornalista Paulina Chamorro conversa com Juliano Salgado, cineasta brasileiro indicado ao Oscar 2015 por “O Sal da Terra”, que também atua como vice-presidente do conselho diretor do Instituto Terra, ONG fundada pelos pais, Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado. Temos também a participação de Adriana Kfouri, Gerente de Projetos da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e de Paulo Henrique Pereira, Secretário de Meio Ambiente de Extrema (MG) sobre o projeto Conservador da Mantiqueira e os resultados que tiveram com ele. Neste episódio, temos também um estudo do WRI Brasil, com apoio e participação da TNC, IBIO e Fundação Grupo Boticário, sobre o plantio de florestas em áreas próximas de reservatórios. Aumenta o som que o Tom da Mata está começando!

Confira abaixo links para os episódios da primeira temporada:

01 – O desafio do Pacto na Década da Restauração

02 – Monitoramento da restauração: dados, soluções e inovações

03 – Como políticas públicas podem promover a restauração

04 – Gênero e diversidade pela restauração

05 – A restauração florestal depois da pandemia de Covid-19

06 – Restauração florestal, mudanças climáticas e governança

07 – Desafios e soluções para a Mata Atlântica

08 – Natureza é saúde: a conexão entre ambientes e pessoas

O Tom da Mata

A primeira temporada do Tom da Mata teve apresentação de Paulina Chamorro e foi realizada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, com apoio do WWF-Brasil e Kawa – Estratégias Sustentáveis. Foi produzida por Compasso Coolab e teve a coordenação de Ludmila Pugliese, Douglas Santos e Daniel Venturi.

Já a segunda temporada tem apresentação de Paulina Chamorro e é uma realização do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, com apoio de WRI Brasil e Kawa – Estratégias Sustentáveis. É produzido por Compasso Coolab e tem a coordenação de Ludmila Pugliese e Bruno Calixto.


Fonte: WRI Brasil.


Veja também:


    Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais