Humi: a composteira doméstica que une estilo e praticidade

eCycle

As adaptações da Humi permitem que você faça compostagem caseira de um jeito prático e diferente

Composteira Humi

A composteira Humi é um modelo com ajustes feitos para tornar mais agradável o dia a dia dos praticantes de compostagem doméstica (que é a reciclagem do lixo orgânico). A riqueza de detalhes e seus diferenciais de design funcional tornam a vida de iniciantes e até de praticantes experientes bem fácil.

Ter uma composteira doméstica Humi significa que você pode transformar seus resíduos orgânicos em adubo natural e evitar a emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera de maneira diferenciada. Para saber mais sobre compostagem, confira a matéria "O que é compostagem e como ela funciona? Entenda melhor os diversos benefícios".

Detalhes que fazem a diferença

composteira Humi

A composteira Humi funciona de forma semelhante aos modelos convencionais de composteiras domésticas. Só que há aprimoramentos que deixam todo o processo mais ágil. Vamos a eles:

  1. Por ser curva, a tampa da Humi possui mais estabilidade e não acumula água de chuva;
  2. A tampa ainda possui duas garras na parte interna que a apoiam na posição vertical na borda da caixa digestora, facilitando o manejo diário do sistema;
  3. A Humi pode ficar ao ar livre sem ser afetada pela chuva;
  4. Os furos na tampa ajudam a aumentar a aeração interna da caixa digestora;
  5. As paredes laterais nas caixas digestoras possuem vários furos laterais promovendo a ventilação cruzada para aumentar a aeração interna;
  6. A caixa digestora possui quatro pequenos pés para que o fundo não encoste no chão durante a troca das caixas, evitando sujar o chão e esmagar as minhocas;
  7. O design permite que caixas entrem uma dentro da outra, diminuindo volume de estocagem e custo frete;
  8. O piso da caixa digestora possui queda d’água para que a maior parte do líquido escorra em um dos cantos. Isso facilita a retirada do composto da caixa do meio, visto que o excesso de umidade estará concentrado no canto;
  9. O anel de apoio impede que a caixa de cima entre na caixa de baixo e direciona a água de chuva para fora;
  10. Design diferenciado e melhor acabamento;
  11. As paredes lisas facilitam a limpeza externa das peças;
  12. O fundo inclinado da base coletora direciona o líquido para a torneira;
  13. A torneira é posicionada abaixo do nível para possibilitar a retirada de todo o líquido armazenado;
  14. A base coletora possui uma “ilha” para que as minhocas retornem para a caixa digestora e não morram afogadas;
  15. A base coletora possui quatro pés para elevar a altura da torneira possibilitando a retirada do composto líquido sem a necessidade de um suporte adicional;
  16. Os pés da Humi foram projetados com furos e reforço posicionados estrategicamente para acoplar rodízios de silicone gel para facilitar seu deslocamento.

Como funciona?

 Humi

A composteira Humi deve ser instalada em local arejado, protegida do sol.

Assim como o modelo convencional, a composteira Humi tem três caixas empilhadas. A última caixa (de baixo) vem com uma pequena torneira e funciona como coletora de chorume; e as outras duas caixas (de cima) funcionam como caixas digestoras. Todas as caixas permitem a troca de fluxos entre elas por meio de pequenos furos; com exceção da parte inferior da caixa coletora e da parte superior da primeira caixa digestora, que é tampada.

Com furos que permitem o fluxo de minhocas, micro-organismos e líquidos, a composteira Humi acumula chorume na caixa coletora; que poderá ser diluído em dez partes de água e utilizado como biofertilizante ou pesticida, borrifado nas plantas, despejado na terra e até mesmo em vasos. Mas é preciso evitar borrifar nas plantas em horários de sol forte, pois pode queimar as folhas.

Também é preciso evitar que o ambiente interno da composteira fique muito úmido. Para isso, é preciso a acrescentar matéria seca como folhas e serragem. Para testar, basta apertar o húmus na mão; se escorrer água, está muito úmido e prejudicará a oxigenação.

Quando a primeira caixa (de cima) foi enchida de resíduos, é preciso trocá-la com a de baixo (vazia) e deixá-la descansando.

Para conferir mais dicas sobre compostagem doméstica, confira a matéria "Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável".

O que pode ser colocado?

Na composteira Humi você pode colocar, à vontade, os seguintes resíduos: cascas de frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, sachês de chá, casca de ovos, borra e filtro de café. Mas lembre-se: tudo deve ser inserido em pequena quantidade e tamanho para facilitar o trabalho dos micro-organismos e das minhocas. Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem fina (para que não prejudique a oxigenação do sistema) - essa matéria seca também pode ser grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio.

Humi

Com moderação, você também pode colocar frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos de papel toalha, óleos e gorduras, laticínios, papel e papelão (sem plásticos e tintas), temperos fortes (pimenta, alho, cebola, etc), limão, flores e ervas medicinais e aromáticas.

Composteira Humi

Não é recomendado colocar na sua composteira doméstica: carnes, papel higiênico usado e fezes de animais carnívoros.

Não pode ir na humi

Se quiser compostar as fezes do seu cachorro, saiba como na matéria: "Composte as fezes do seu cachorro".

Quais animais podem aparecer?

Por ser um ambiente rico em nutrientes, úmido e quente, pode aparecer uma série de animais, como drosófilas, ácaros, lesmas, besouros e outros.

Mas assim como as minhocas, esses animais são inofensivos e alguns inclusive ajudam no processo da compostagem; entretanto, você pode evitá-los. No caso das drosófilas, por exemplo, basta cobrir os resíduos com matéria seca. Para saber mais detalhes sobre esse tema, confira a matéria "Quais bichinhos podem aparecer na composteira?".

Qual é o tamanho ideal?

dimensões da humi

A quantidade de caixas digestoras necessária depende da quantidade de moradores do local e da frequência de refeições feitas em casa. Caso a demanda por espaço aumente, basta empilhar novas caixas digestoras. O modelo P, que vem com três caixas (duas digestoras e uma coletora) é indicado para famílias de até quatro pessoas. Para seis pessoas é indicado o modelo M, com três caixas digestoras e uma coletora. E para família de até oito pessoas, é indicado o modelo G, com quatro caixas digestoras e uma coletora.

Agora que você já sabe tudo sobre a Humi, está pronto para escolher seu modelo. Mas lembre-se: a compostagem é um tratamento apenas para seus resíduos orgânicos... Para dar um destino correto para outros tipos de resíduos confira quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência e deixe sua pegada mais leve.

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail