As tecnologias verdes "do futuro" que já estão disponíveis para você montar sua casa

eCycle

Não basta parar em economia de água: para o futuro bem próximo você irá querer tecnologias sustentáveis como essas

Instalando energia solar

Como você imagina a casa do futuro? Os filmes de ficção científica costumam ser lembrados quando criamos a nossa própria visão sobre o que virá. Tudo bem que estamos em 2015 e ainda não temos o skate voador, mas uma coisa ou outra interessante (ok, skates voadores seriam bacanas demais) já está por aí. Por exemplo, já assistiu ao filme Looper? É um filmasso e, apesar da história, o que pode ter passado despercebido para quem estava mais ligado na trama entre Bruce Willis e Joseph Gordon-Levitt. Os carros desse futuro (por sinal, um futuro bem mais palatável - se você não for daqueles chatos que falam de viagens no tempo) usam placas de captação solar no capô, bem parecido com uma coisinha que já está sendo testada pelos nossos contemporâneos.

Tá, mas o que isso tem a ver com o assunto dessa matéria? Um questionamento: por mais bacana que seja imaginar carros voadores e casas suspensas feitas de vidro, é realmente isso que almejamos? Detalhes como os painéis solares no capô de um carro são muito mais imediatos e necessários de se trazer para a realidade. E isso cabe para sua casa. Um dia, quem sabe, teremos um sistema de inteligência artificial que será nosso mordomo, até as máquinas decidirem se rebelar e controlar a humanidade e nos obrigarem a usar geradores antigos movidos a gasolina. E combustível sempre está em falta no futuro pós-apocalíptico. Dê uma olhada agora nessas tecnologias sustentáveis que não poderão faltar no seu futuro próximo, caso você esteja construindo uma casa.

Quais são essas tais tecnologias?

Energia solar

Casa com paineis solares

Para começar, aquela já citada acima: a tecnologia de captação de energia solar (saiba o que é energia solar e como funciona o processo de geração de eletricidade). Engraçado que muita coisa é feita sobre essa tecnologia e todo mundo sabe que existe, mas ao mesmo tempo parece ser tão distante da nossa realidade. Mas não se engane: ela está mais próxima do que imaginamos. Em 2012, foi estimado que cerca de 15% dos domicílios brasileiros são capazes de produzir energia solar. Dados apontam que 183 mil casas no Brasil possuem aquecimento solar, graças às iniciativas de ONGs e do Governo Federal.

Em São Paulo, é obrigatório o uso de aquecedor solar de água para construções com mais de quatro banheiros desde 2007 (saiba mais na matéria "A realidade é energia solar"). Na época em que matéria mencionada foi feita, um aparelho de captação de energia solar custava, na capital paulista, cerca de R$ 1,6 mil. Uma rápida olhada na internet resulta em diversos links de empresas que vendem e instalam esses equipamentos. Tem lugares em que o preço diminuiu mais que a metade e a oferta é muito mais variada. No final dessa matéria, confira o link onde você pode encontrar toda o material abordado aqui.

Aliás, fizemos um guia especial para quem quiser instalar energia solar em casa. Para quem quiser começar mais devagar, existem alguns produtos por aí que recarregam gadgets e até luminárias de jardim. Aos que ainda acham muito cara a instalação desses painéis, resta esperar até 2017 pelo Dsolar HCPTV.

Energia eólica

Energia eólica

A energia eólica é mais complicada de trazer para casa devido à necessidade de fazer um estudo preliminar sobre a região em que se vive e a incidência de ventos nela (veja todas as informações necessárias sobre a energia eólica), mas ainda é possível. Se não fosse possível, o aumento de 44% da produção de energia no Brasil não existiria. E não precisa instalar uma daquelas torres enormes no quintal da sua casa - a USP também desenvolveu uma turbina menor e mais eficiente. Já existe em nosso país quem ofereça o serviço de instalação de pequenos geradores para casa - até especiais, para ambientes urbanos e com pouco vento - e também para pequenas empresas. Claro que você também pode por seu lado construtivo para fora e dar uma olhada nesse mini gerador caseiro no vídeo abaixo, achado lá no Dicas Verdes. O uso mais pessoal também não fica de fora de tudo que é oferecido com a tecnologia da energia eólica, como esse recarregador de gadgets.

Materiais de construção verdes

Lâmpadas de led

Mas a casa sustentável do futuro se restringe só à produção de energia? Claro que não! Do tijolo até a tubulação, praticamente todos os materiais de construção básicos têm a sua contrapartida mais ecológica: além do menor impacto ambiental, ajudam a conservar energia. A manutenção é mínima e podem ser limpos sem o uso de química nociva. Eles costumam ser construídos a partir de plantas, madeira e pedras recicláveis ou de materiais mais comuns, mas com seus danos à natureza reduzidos. Algumas escolas e até estádios de futebol foram construídos aqui no Brasil com esse cuidado em diminuir ao máximo as consequências más ao meio ambiente. Alguns desses lugares você pode conhecer nesse super guia sobre construção sustentável que fizemos, além de encontrar exemplos de materiais de construção sustentáveis. Para fechar, seis materiais de construção que reduzem o desperdício de energia e faça uma construção verde. Opção é o que não falta!

Como adquirir?

Por falar em opções, não podemos terminar sem mostrar um ponto de partida para encontrar alguns desses equipamentos todos. Aqui nessa página do Made in Forest há uma compilação de muitos (muitos mesmo) lugares que oferecem desde aquecedores solares a painéis e geradores eólicos, até materiais de construção e um leque enorme de itens sustentáveis (é só conferir as categorias no lado esquerdo da página deles).

Destaco por exemplo a Aquakent para aquecedores solares e Eolicom nas turbinas eólicas para ambientes urbanos. São só dois exemplos aleatórios, mas quem tem interesse mesmo nisso precisa botar a cara na pesquisa, verificar preços, disponibilidade e até mesmo se aventurar botando a mão na massa. O vídeo do gerador eólico caseiro ali em cima faz parte de uma playlist que mostra dicas de economia e até o passo a passo para fazer um painel solar. As portas da percepção estão abertas para você.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail