Poderoso antioxidante, óleo de café verde ajuda a emagrecer, previne diabetes e serve como protetor solar

Esse óleo vegetal é muito recomendado para uso cosmético, mas tem diversos fins

Café verde

Originário da Etiópia, o café foi introduzido no Brasil no século XVIII e se desenvolveu graças ao solo e ao clima propícios para plantação, tornando-se o principal produto de exportação do país durante o século XIX.

O café verde é simplesmente o grão de café que já conhecemos, mas antes da torrefação. O óleo retirado desse grão é muito benéfico para o nosso corpo em vários aspectos. O subproduto se destaca na indústria cosmética e é utilizado como aromatizante, principalmente para alimentos. A produção do óleo também é uma ótima alternativa para evitar o desperdício total de grãos de qualidade inferior, já que ainda conseguimos extrair óleo com todos os nutrientes desejados de um grão que não seria adequado para a produção da bebida.

A melhor espécie de café para se extrair o óleo é a Coffea arabica (café arábica), e é também a espécie com maior valor comercial e de melhor qualidade para a produção da bebida. A extração doóleo do café verde é feita por prensagem a frio. Embora o teor de óleo nos grãos de café verde seja por volta de 11%, o rendimento dessa extração é baixo, cerca de 3 a 4% (quantidade extraída de óleo por peso total de grãos utilizados), de acordo com o estudo feito com café arábica para o II Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.

O óleo de café verde contém inúmeras propriedades desejáveis para o uso cosmético e é um dos óleos vegetais mais indicados pra tal. Ele possui propriedades tonificantes, suavizantes e antissépticas e é muito utilizado em tratamentos de beleza corporais e faciais. É rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico, que atua na cura de dermatites e alívio de eczemas. Os ácidos graxos promovem, também, a hidratação da pele e proteção contra raios UV (raios com grande influência no aparecimento de câncer de pele).

Outro componente encontrado no café verde são os fitosteróis, com propriedades de retenção da umidade, penetração e aderência na pele a aplicações cosméticas.

Nos cabelos, ele melhora a coesão entre as partículas de queratina e proporciona mais brilho e resistência. Atua também como hidratante, retira substâncias tóxicas dos fios e previne a calvície. No couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e fortalece a raiz do cabelo.

Além disso, o produto é um potente antioxidante, graças à presença de ácido clorogênico e de tocoferóis (mais conhecido como vitamina E). Os antioxidantes têm ação no combate aos radicais livres, prevenindo, então, o envelhecimento precoce e a formação de rugas e manchas na pele.

O ácido clorogênico também atua na prevenção da diabetes tipo 2, a forma mais comum de diabetes no mundo. Ele diminui a quantidade de açúcar no sangue e ajuda no controle da glicose, de acordo com estudo feito por Joe Vinson, da Universidade de Scraton. Segundo Vinson, ele também atua no emagrecimento. Diminuindo a quantidade de açúcar no sangue, previne o acúmulo de gordura, já que o excesso de açúcar é transformado em gordura no corpo, e ao reduzir a absorção de glicose, obriga o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada.

Atuando também na perda de peso, o extrato tem função termogênica, que aumenta a temperatura do corpo, acelerando o funcionamento do metabolismo e aumentando o consumo energético - calorias são queimadas mesmo com o corpo em repouso. Há autores que também citam que o óleo de café verde reduz o apetite, diminuindo a ingestão de calorias extras diariamente. A cafeína e a teobromina presentes no extrato de café verde têm ação ativadora da circulação e ação lipolítica, que ajuda na quebra de gordura e, consequentemente, na diminuição da celulite.

Outra função já conhecida da cafeína é seu poder inibidor do sono, promovendo melhor rendimento e atenção, melhorando o humor e diminuindo a fadiga. A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como estimulante natural. Segundo um estudo da Harvard School of Public Health, publicado no The World Journal of Biological Psychiatry, a cafeína também pode agir como antidepressivo, aumentando a produção de alguns neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina.

O óleo de café verde tem importante aplicação na indústria de cosméticos, mas também pode ser facilmente encontrado puro, em cápsulas. Para tratamentos de pele e cabelo, recomendamos o uso em formulações cosméticas, mas verifique os componentes dessa formulação antes de utilizá-la para ter certeza de que contém somente produtos 100% naturais. O óleo industrializado pode perder muitas de suas propriedades. Para ajudar no emagrecimento, ele pode ser ingerido via oral, mas lembre-se de consultar seu médico antes de começar algum tratamento, já que podem haver algumas contraindicações.

Encontre o óleo de café verde 100% natural na Loja eCycle.

Contraindicações

O óleo de café verde pode conter algumas substâncias que devem ser evitadas por quem sofre de hipertensão, tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite, úlceras, problemas hepáticos e reumáticos.

Alguns efeitos colaterais da ingestão em excesso da cafeína são: agitação, arritmia, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, insônia, nervosismo, ansiedade, entre outros.

O descarte indevido de óleos vegetais, mesmo que 100% naturais, não é recomendado já que eles possuem um alto nível de contaminação de águas e solos. O descarte por ralos e pias pode entupir os encanamentos. Para o descarte correto, coloque os resíduos em recipientes plásticos e leve a um local adequado. Encontre aqui onde você pode descartar.


Veja também


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail