Aplicativo ajuda consumidor a saber origem do produto que vai comprar

eCycle

Intuito é alertar consumidor sobre a origem do que está comprando

É muito importante que o consumidor se informe sobre os produtos que está comprando para saber quem o produz ou do que ele é feito. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Essas informações nem sempre estão disponíveis nas embalagens dos itens.

Nos Estados Unidos, esse problema está mais próximo de ser resolvido. Está disponível para Android e iOS o Buycott (um trocadilho com a palavra boycott, que significa boicote, em português), um aplicativo que mostra quem é o real fabricante dos produtos disponíveis no mercado.

Um dos principais problemas quando o consumidor procura informações a respeito do produto é saber quem é realmente o fabricante dos itens disponíveis nas estantes dos supermercados. Isso porque muitos desses itens são produzidos por subsidiárias de grandes e controversas empresas multinacionais, que utilizam métodos rejeitados por parcelas da população, como testes em animais, por exemplo.

O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Ele usa a câmera do seu smartphone para ler o código de barras do produto em questão e, instantaneamente, mostra na tela do celular as empresas envolvidas direta e indiretamente na sua fabricação. Os criadores do aplicativo agora trabalham para aumentar o banco de dados de produtos e fabricantes.

O app faz tanto sucesso nos EUA que tem até criado problemas para seus desenvolvedores, devido ao excesso de demanda. Uma demonstração de que esse tipo de iniciativa é de grande interesse para os consumidores e que tem sinal verde para ser criada no Brasil.

Veja também:
-Compostos químicos impermeabilizantes são extremamente tóxicos
-Produtos químicos podem causar obesidade
-Os problemas do xenoestrogênio


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail