Curso de hortas orgânicas #2: melhore a qualidade do solo com adubos caseiros

eCycle

Saiba mais sobre a composição do solo e como identificar se o solo é de boa qualidade para plantio. Aprenda também a deixá-lo mais fértil com adubos orgânicos que você pode fazer em casa, como adubo verde, adubo de superfície e composto

Composto

Não sei se você sabe, mas o solo é composto por fases sólida, líquida e gasosa: a fase gasosa é composta por ar; a fase líquida é composta por água; e a fase sólida é composta por minerais e uma pequena parte de componente orgânico. Na hora de preparar o solo para horta, para que ele seja fértil, deve-se aumentar a parte do componente orgânico e evitar revirar a camada mais superficial do solo (aproximadamente 10 cm), pois, como já dito na parte 1 do curso, é nessa região que se encontram os micro-organismos que vão auxiliar no desenvolvimento das hortaliças, fornecendo nutrientes inorgânicos.

A parte mineral do solo é composta por areia, argila e sedimentos. Se o solo possui maior porcentagem de areia, ele é mais poroso e mais permeável; se o solo possui maior porcentagem de argila, é mais impermeável. Um solo arenoso não é adequado para o plantio, pois geralmente é pobre em nutrientes e retém pouca água; no entanto, algumas plantas se desenvolvem bem nesse tipo de solo, como os cactos. Um solo argiloso também não é adequado para o plantio, em geral, por ter baixa permeabilidade, o que o deixa propenso a encharcar. Nesse tipo de solo as samambaias são um tipo de planta que se adaptam bem.

O ideal é que haja uma proporção de areia, argila e húmus de forma que o solo não seja compacto e encharcado, mas que consiga reter água e nutrientes.

Analisando o solo

Ao pegar uma amostra de solo, pode-se analisar sua cor e sua textura. Em relação à cor, quanto mais escura a cor do solo, mais matéria orgânica ele possui, por exemplo, o húmus de minhoca é negro.

Com o tato pode-se sentir se o solo está úmido ou seco e se o solo se desfaz facilmente ou se os torrões são difíceis de desmanchar. O solo que é difícil de desmanchar é um solo mais compacto, portanto, não é ideal para uma horta, assim como um solo mais úmido é melhor para o plantio.

Adubos

Os adubos são importantes para melhorar a qualidade da terra e agir como fertilizantes, pois o vento e a chuva podem varrer nutrientes importantes da superfície do solo. Existem diversos tipos de adubos orgânicos que se pode utilizar, porém os três tipos citados a seguir são os mais comuns feitos em casa:

    Adubo de superfície:

É formado por restos de folhas, gramas e restos do que colhemos e não usamos. As folhas e gramas devem ser dispostas ao sol para secar, e então coloca-se no solo junto com os restos que foram colhidos e picados para torná-los mais homogêneos. Este adubo auxilia na retenção de água no solo, fornece nutrientes para os micro-organismos e ajuda no controle de ervas daninhas.

    Adubo verde:

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), o adubo verde é uma ótima forma de adicionar nutrientes ao solo. Este adubo é formado por plantas, geralmente leguminosas, que se associam com bactérias fixadoras de nitrogênio e por isso possuem facilidade em absorver nitrogênio, um nutriente essencial para o crescimento das plantas. A adubação verde para hortaliças de ciclo curto consiste em plantar leguminosas para serem colhidas, trituradas e incorporadas ao solo, enquanto para vegetais de ciclo mais longo pode-se colocar as leguminosas diretamente sobre o solo. Também é possível colocar as leguminosas em uma composteira para ter um composto rico em nitrogênio.

    Composto:

É gerado através da compostagem, onde bactérias transformam a matéria orgânica em inorgânica e este adubo ajuda a reduzir o lixo produzido em casa, pois sua matéria-prima é formada por restos de alimentos (veja como é fácil fazer compostagem e veja quais alimentos devem ou não ir para a composteira).

Confira o vídeo preparado pelo BorelliStudio sobre a composição do solo e adubos. O vídeo está em espanhol, mas possui legendas em português.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail