Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Certos alimentos se conservam melhor quando não são refrigerados. Conheça os alimentos que podem ficar fora da geladeira e evite desperdícios

Você conhece os alimentos que podem ficar fora da geladeira? Muitas pessoas guardam alguns produtos dentro da geladeira sem saber que eles poderiam ficar fora da geladeira. Se alguns soubessem disso, poderiam, inclusive, ter geladeiras menores em casa — o que pode fazer bem para a economia de energia e evitar o desperdício de alimentos.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns alimentos que podem ficar fora da geladeira, mas é importante lembrar que isso é válido para alimentos inteiros, pois, ao partir uma fruta, por exemplo, o ideal é passar a refrigerá-la.

alimentos-afrodisiacos-mito-ou-verdade
Alimentos afrodisíacos: mito ou verdade?

Tipos de alimentos que podem ficar fora da geladeira

alimentos-que-podem-ficar-fora-da-geladeira
Foto de Debbie Widjaja na Unsplash

1. Pão

A geladeira pode evitar que dê bolor no pão, mas, ao mesmo tempo, o deixará seco e duro. Se você gosta de pão mais macio, é melhor conservá-lo em temperatura ambiente.

2. Café

Quando o café é armazenado na geladeira, a condensação pode afetar os grãos e fazer com que eles percam o seu sabor. O ideal mesmo é mantê-lo em um recipiente hermético e em local fresco e escuro.

geladeira comunitária
Como fazer o descarte de geladeira de forma sustentável?

3. Ovos

Os ovos também são alimentos que podem ficar fora da geladeira. Os ovos caipiras podem ser mantidos com segurança em temperatura ambiente. Aqueles mais rachados, no entanto, devem ser refrigerados. E, caso eles já tenham passado pela geladeira anteriormente, devem permanecer por lá.

alimentos-que-podem-ficar-fora-da-geladeira

4. Manteiga

Muitas pessoas já mantêm a manteiga fora da geladeira para facilitar o momento de passá-la no pão ou na torrada. No entanto, por ser um laticínio, alguns podem ter medo de que ela azede. De fato ela pode estragar um pouco mais rapidamente, mas, dependendo do tempo em que você for consumi-la, não há necessidade de guardar na geladeira.

5. Mel

O mel pode durar para sempre fora da geladeira. Mantê-lo na geladeira, por outro lado, pode transformá-lo em cristais.

6. Bolo

Alguns bolos, como os gelados ou com muita cobertura, precisam ficar na geladeira. Outros, no entanto, ao serem refrigerados, podem ficar duros e perder sua textura fofa. É recomendado que eles fiquem fora, em um recipiente hermético, por até três dias.

7. Manjericão

Quando é refrigerado, o manjericão pode desenvolver manchas pretas. Mantê-lo fora da geladeira é uma boa opção.

Manjericão
Manjericão: para que serve e como plantar

8. Abacate

Um abacate verde vai parar de amadurecer no frio. Se ele já estiver no ponto certo para comer ou para virar guacamole, por exemplo, você pode colocá-lo na geladeira. Porém, se ele ainda estiver bem duro, é melhor deixá-lo em temperatura ambiente para chegar ao amadurecimento ideal.

9. Banana

A banana funciona de forma semelhante ao abacate. Se for para a geladeira, a fruta pode permanecer verde, enquanto a sua pele ficará marrom. O melhor é mantê-la fora da geladeira.

10. Melão

O melão pode ser perfeitamente deixado fora da geladeira para ficar ainda mais doce. Mas é claro que, como qualquer outra fruta, ele deve ir para a geladeira depois que for cortado.

11. Tomate

O tomate pode ficar fora da geladeira – aliás, deveria ficar! Ao resfriar, o tomate quebra os açúcares, ácidos e compostos produtores de aroma que garantem o seu sabor. Além disso, o frio também prejudica a estrutura celular do tomate, resultando em uma textura pouco agradável.

12. Batata

A refrigeração faz com que os amidos da batata se convertam em açúcar. Isso acaba mudando seu sabor e cor. O ideal é manter as batatas em um local fresco e escuro e que não seja tão frio quanto a geladeira.

Batata: benefícios ou malefícios?

13. Cebola

A cebola não precisa ir para a geladeira, pelo contrário, ela gosta de circulação de ar, por isso, o ideal é mantê-las em um lugar fresco. Além disso, lembre-se de deixá-las distantes das batatas, pois as batatas têm umidade e gases que podem acelerar a decomposição da cebola.

14. Alho

O alho também gosta de circulação de ar. Mantê-lo na geladeira pode acabar alterando o sabor dos alimentos próximos. Alimentos como alho e cebola podem ficar em um recipiente com uma rede que permite a circulação de ar.

15. Abóbora

As abóboras duram mais tempo em local seco, fresco e bem ventilado. Elas só precisam ser refrigeradas caso já tenham sido cortadas.

16. Molhos picantes

Molhos picantes são alimentos que podem ficar fora da geladeira se forem à base de vinagre – e podem até durar anos, mas certifique-se conferindo o rótulo. A geladeira, por outro lado, pode afetar o calor e a viscosidade dos molhos.

Almôndegas com molho de tomate: uma aposta não tão saudável

17. Frutas com caroço

Frutas como pêssegos, damascos e ameixas podem ficar fora da geladeira para amadurecer. Quando estiverem bem macios e maduros, podem ser refrigerados.

18. Pimentas e pimentões

As pimentas e os pimentões podem ficar fora da geladeira. Os pimentões, assim como outros alimentos, quando colocados na geladeira, param de amadurecer. Se você preferir pimentões com sabor mais doce, mantenha-os fora da geladeira.

Observação: orgulhamo-nos das dimensões continentais do nosso querido Brasil e sabemos dos diferentes climas nas diferentes regiões. Deve-se levar isso em conta e usar do bom senso quanto a levar ou não em consideração se determinado alimento deve ser mantido fora ou dentro de um ambiente refrigerado, observando se o clima da sua região é favorável ou não para sua escolha.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais