Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fazer reciclagem em casa pode ser confuso as vezes. Dependendo do material, as embalagens de massas são recicláveis assim como as de biscoitos

Existem tantos produtos que usamos e não sabemos se são recicláveis ou não e isso pode acabar desencorajando algumas pessoas na hora de reciclar. No entanto, reciclagem em casa é possível e pode até ser algo fácil quando sabemos o que vai e o que não vai para reciclagem.

As embalagens de massa são recicláveis mas se a embalagem em questão for aquela bem fininha e metalizada, feita com um tipo de plástico chamado BOPP, ela não pode ser reciclada. Já o outro tipo de embalagem, aquele transparente, é reciclável, mas sua reciclagem não é rentável no Brasil. Assim fica bem complicado. Mas se o material for mais grosso, a reciclagem pode sim ser realizada normalmente. Basta fazer a destinação na parte de plásticos, na coleta seletiva.

O que fazer

No caso das embalagens metalizadas feitas com BOPP, as propriedades físicas do material são excelentes para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade. Como se não bastasse, esse tipo de plástico tem impressão facilitada e desliza facilmente nas máquinas de empacotamento, o que melhora o rendimento na produção das fábricas alimentícias.

Contradição na reciclagem

De acordo com a prefeitura da cidade de São Paulo, por exemplo, o material é considerado não-reciclável e não é coletado pelos catadores e cooperativas vinculadas à instituição. Porém, há estudos publicados na Índia que atestam que o BOPP é 100% reciclável. As embalagens metalizadas só não têm um índice maior de reciclagem porque falta educação para os usuários limparem o material, além de pouca informação dos recicladores e produtores acerca das possibilidades de reaproveitamento.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Upcycle

O upcycle é o melhor modo de reutilizar esse tipo de embalagem. Existem empresas, como a Terracycle, que coletam os pacotes para produzirem bolsas, cintos, tênis e diversos acessórios!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais