Lâmpadas LED podem ser recicladas?

eCycle

Sim, mas antes... um pouco mais de infomação

Lâmpada de LED

Se você adquiriu uma lâmpada LED (light-emitting diode - diodo emissor de luz, em português), mesmo que os preceitos de sustentabilidade não tenham passado pela sua cabeça na hora da compra, você fez uma escolha mais ecologicamente correta. As LED diminuem bruscamente o desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz. Já a LED, tem aproveitamento de 40%. Além disso, a vida útil de um produto desses é beeeem longa: cerca de 50 mil horas (equivalente a mais de 5 anos e meio de utilização contínua).

98% dos componentes podem ser reciclados

Outra excelente questão é que 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis e não há metais pesados, como mercúrio, em sua produção (caso das lâmpadas fluorescentes). Elas são menos agressivas à vista humana e não demoram ao serem acesas novamente, quando são desligadas. Uma luminária de LED é composta por várias lâmpadas e a lâmpada é composta por vários LEDs, o que dificulta a perda total do uso da lâmpada com facilidade.

As lâmpadas LED são recicláveis, porém no Brasil, ainda não há um mercado que lucre com a reciclagem de lâmpadas LED. É recomendável procurar a prefeitura de sua cidade ou postos que aceitam lâmpadas comuns para fazer a destinação correta.


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail