O que fazer com vídeo cassete?

eCycle

Você pode tentar estender sua vida útil, vendê-lo para um colecionador ou descartá-lo para reciclagem

Aparelho de Vídeo Cassete

O vídeo cassete é um aparelho que permite gravar e reproduzir imagens e sons em fitas magnéticas acondicionadas a caixas de plástico (conhecidas como cassetes). O aparelho se tornou objeto de desejo de muitas pessoas, nos anos 1980 e 1990, pelo fato de permitir que o usuário controle o que quer assistir e quando, podendo gravar um programa de TV, por exemplo, para assistir mais tarde. Mas na metade dos anos 90, o vídeo cassete entrou em franco declínio, por causa da venda de aparelhos de DVD.   E aí muita gente que resolveu trocar o vídeo cassete pelo DVD  ficou em dúvida em relação ao que fazer com o aparelho antigo (e muitos deles estão até hoje em algum canto da casa, abandonados, esperando por um destino correto). Afinal, o vídeo cassete é reciclável? E onde descartar? Sim, ele é reciclável e explicamos a seguir como proceder para descartá-lo corretamente, de modo a não prejudicar o meio ambiente.

Como é feito

 O vídeo cassete é composto por plásticos, alumínio, aço, placas de circuito, sistema de alimentação elétrico, um sistema para se ligar aos televisores e transmitir os sinais de imagem e sons gravados na fita. Ele pode ser considerado um dos equipamentos domésticos mais complicados que uma pessoa pode ter, pois possui, dependendo do modelo do aparelho, mais de dezoito partes móveis, que são responsáveis pelo controle do movimento da fita, evitando que ela se rompa ou danifique.

Uma das partes mais importantes é a cabeça de gravação (cabeçote), que é responsável pela leitura e gravação dos vídeos e do áudio. Essa leitura se dá por um conjunto microscópio, que transforma os sinais magnéticos impressos em uma fita magnetizada e os sinais elétricos, em sons e imagens a serem captados pelos usuários, através da televisão.

Como e onde reciclar

Sua reciclagem como resíduo eletrônico é relativamente simples. Todas as partes eletrônicas e metálicas são desmontadas e separadas do plástico. Posteriormente, cada uma dessas partes é enviada para um local especializado na reciclagem do material. Como em sua constituição existem metais pesados e tóxicos, não é recomendável descartar o vídeo cassete em ruas ou no lixo comum, devido à possibilidade do aparelho acabar em um local em que , quando em contato com a água e solo, pode se deteriorar e contaminar estes ou mesmo o lençol freático.

Se você tem um aparelho de vídeo cassete em casa e não o utiliza mais, você pode usá-lo junto com seu aparelho de DVD, até mesmo passando os seus registros antigos para as novas mídias (e veja aqui como descartar suas fitas VHS), ou até doá-lo ou mesmo vendê-lo para colecionadores desse objeto. Para o descarte, use a busca por postos de descarte que o eCycle lhe oferece, disponível no link no rodapé da página ou no topo direito desta ou use nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja também: 



Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail