Impressora é reciclável?

eCycle

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos

Existem vários tipos de impressoras, mas os mais comuns para o usuário doméstico são as impressoras de jato de tinta e as impressoras a laser. As primeiras são mais populares, pois geralmente são mais baratas (dependendo do modelo), suportam uma variedade maior de tipos de papéis, têm uma boa qualidade de cores, sendo ótimas para imprimir fotografias; as segundas, por sua vez, são mais caras que as impressoras a jato de tinta, imprimem em uma velocidade maior e, apesar de os toners serem também mais caros que os cartuchos (usados nas impressoras a jato de tinta), eles têm uma sobrevida maior. Pesam contra essas últimas, contudo, os problemas que podem causar à saúde de quem as utiliza por muito tempo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica de Queensland apontou que as impressoras a laser emitem partículas de toner no ar, que são elementos com potencial cancerígeno quando inalados por seres humanos. Segundo a pesquisa, trabalhadores que ficam o dia todo expostos à emissão destas partículas apresentam mais chances de desenvolver câncer e sofrer de problemas cardíacos.

Componentes

As impressoras possuem várias partes móveis, por isso mesmo seu funcionamento é complexo. Elas levam em sua composição diferentes tipos de plásticos, placas de circuitos eletrônicos, um sistema de alimentação de energia, cabos eletrônicos, cobre, alumínio e outros metais.

Os principais componentes são: placa lógica (que coordena o trabalho da impressora), motor de passo (responsável por mover a cabeça de impressão e os cartuchos de tinta sobre a folha de papel), bandeja de papel, roletes (conjunto de rodas que puxa o papel da bandeja para a cabeça de impressão quando se necessita de mais uma folha para imprimir) e circuitos elétricos de controle (decodificam as informações enviadas para a impressora pelo computador).

Todas estas peças são recicláveis de sua própria maneira, mas, para isso, o aparelho deve ser desmontado adequadamente.

Limpeza

Alguns cuidados são importantes para garantir o bom funcionamento da impressora. Limpá-la periodicamente, em um intervalo de três meses, por exemplo, é um deles. Confira, abaixo, algumas dicas:


  • Utilize um pincel macio para retirar o pó e a sujidade da caixa exterior e do suporte de admissão de papel. Se essas partes continuarem sujas, utilize um pano macio umedecido em detergente neutro. E tenha cuidado para não ferir as mãos nos componentes internos da impressora;
  • Mantenha a tampa na impressora, para evitar a infiltração de água e poeira em seu interior;
  • Nas impressoras com scanners, limpe o digitalizador com um pano seco e macio, mas cuidado para não exercer muita pressão sobre o vidro do digitalizador.


Onde reciclar?

As impressoras contêm metais pesados que são prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente, por isso, é importante a destinação correta. A reciclagem de uma impressora implica a desmontagem do aparelho, a separação das suas partes segundo o tipo (plástico, metal, borracha) e trituração de determinadas partes. Depois de triturados, os resíduos são transformados em matéria-prima e reinseridos na cadeia produtiva de outros novos produtos. As partes que não podem ser totalmente recicladas, são encaminhadas para o destino menos danoso possível.

Para um descarte certo e ecológico, procure a fabricante da impressora que, de acordo com a PNRS, deve recolher os itens produzidos por ela mesma e destinar à reciclagem - outra opção são empresas específicas que reciclam eletrônicos. A eCycle te dá um help na busca por um destino correto. Basta entrar na seção Postos de Reciclagem pelo link no final da página ou pelo box no canto direito superior da tela.

Outra opção na hora do descarte é doar para escolas ou organizações, caso os modelos ainda estejam funcionando. Assim, você estará contribuindo para a preservação da natureza e ajudando outras pessoas. Uma última alternativa é dar um upcycle na impressora antiga. Uma empresa de tecnologia lançou uma campanha para incentivar os seus consumidores a reciclarem seus aparelhos usados. Dê uma olhada nas fotos abaixo e nas dicas divertidas e criativas para transformar a impressora antiga em um novo objeto.

A reciclagem ocorre apenas em firmas especializadas nesse serviço. Procure por pontos de descarte especializados em eletrônicos, ou use nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários  

 
+1 #1 2013-03-27 17:45
Por favor gostaria de doar para reciclagem impressora Epson cx5600. Por favor preciso de uma resposta, bairro freguesia do Ò.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail