Água de reúso será usada para abastecimento em SP

eCycle

Governador anunciou a construção de duas estações de produção de água de reúso que abastecerão sistemas

Com a atual crise hídrica que assola o estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou no último dia 5 de novembro a construção de duas estações de produção de água de reúso que abastecerão diretamente as bacias dos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia.

Segundo informações do Estadão, serão as duas primeiras instalações do estado para captar o esgoto e transformá-lo em água de reúso, que servirá mais tarde para o consumo. Ainda em fase de projeto, as estações têm previsão de entrega para dezembro de 2015.

"Na estação do Guarapiranga, vamos gerar dois metros cúbicos por segundo de água de reúso. Teremos esse valor a mais sendo devolvido ao Guarapiranga independentemente de chuva", explicou Alckmin. A outra estação será feita na região do Rio Cotia e terá capacidade de produção de um metro cúbico por segundo. Cada metro cúbico de água é suficiente para abastecer 300 mil pessoas, segundo o governador.

Alckmin também anunciou a construção de 29 reservatórios, que aumentarão em 10% a capacidade de reserva de água tratada na Região Metropolitana. Segundo o governador de São Paulo, a Sabesp vai aumentar a água da Represa Billings para o Sistema Guarapiranga. O volume repassado passará dos atuais dois para quatro metros cúbicos por segundo. Por essa razão, foi reduzida há um mês a água enviada da Billings para a usina hidrelétrica do litoral.

As medidas de reforço nos demais sistemas de abastecimento da Região Metropolitana têm como objetivo diminuir a demanda sobre o Sistema Cantareira. Atualmente, 2,3 milhões de consumidores deste último são atendidos pelo Guarapiranga e Alto Tietê.

Fonte: EcoD

Veja também:
-Quais as diferenças entre reúso de água e aproveitamento de água das chuvas?
-Professor não recomenda reúso doméstico de água


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail