Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Madeira é mais durável que itens comumente usados para fabricar bikes

As bikes estão cada vez mais na moda e já existem modelos fabricados com diversos tipos de materiais – um deles, por incrível que pareça, é a madeira. O uso da madeira na confecção de uma bicicleta tem um efeito muito positivo por ela ter maior durabilidade, ser sustentável, biodegradável e possuir baixa pegada de carbono. Na produção de uma bike tradicional, é usado aço, alumínio, titânio e fibra de carbono, que são extremamente poluentes e hostis ao meio ambiente.

Os engenheiros mecânicos e designers da Renovo Bikes, que criaram o projeto, explicam que a madeira absorve melhor a vibração do passeio quando comparada ao aço, ao alumínio ou ao carbono, o que torna o pedalar mais suave.

Ela se torna uma opção viável quando o usuário entende o porquê de sua durabilidade. As árvores têm uma composição estrutural natural e resistente à flexão constante contra o vento por toda a vida (para uma árvore como o pinheiro, chega a ser de 5000 anos). Assim, a madeira tem uma durabilidade notável quando comparada ao aço e ao alumínio. Outras empresas produtoras desse tipo de bikes, como a Connor Cycles, também garantem que a magrela se torna mais durável quando feita por meio de madeira. Ao considerarmos o uso do material baseado em resíduos de madeira disponíveis para aproveitamento ou madeira certificada, pode-se realmente ser considerada uma boa opção.

Veja alguns modelos que a empresa Wood Cycle, que fica em San José na Califórnia, produz:

Bicicleta feita de madeira
Bicicleta feita de madeira
Bicicleta feita de madeira

Confira o vídeo que mostra mais desse meio de transporte ecológico:

Assista ao vídeo que acompanha a produção de uma delas:

Se mesmo assim você continuar com a sua bicicleta tradicional, procure não descartá-las em aterros. Há formas de reciclagem interessantes que você pode produzir em casa, confira!


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais