Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Inspiração veio na exploração dos opostos: o lustre, símbolo de riqueza, e o reaproveitamento, necessidade de quem tem pouco

Após passar um período no Brasil e no México, a artista Carolina Fontoura Alzaga se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos. Lá, ela criou uma coleção de esculturas funcionais sob a forma de lustres tradicionais. Intitulada Connect, a série de luminárias foi construída com correntes, rodas e outras peças de bicicletas antigas.

A inspiração estética veio dos lustres da era vitoriana e da cultura da bicicleta que move milhares de pessoas em todo o mundo. Como em todas as obras da artista, ela aborda questões sociais e ambientais.

Nesta coleção, Carolina debate sobre os códigos de classe, as dinâmicas de poder e a responsabilidade ecológica. O lustre tradicional é visto como uma mercadoria burguesa, uma demonstração de status e poder. As peças de bicicleta reciclados demonstram outro lado: falam da simplicidade, do livre movimento, e ainda, da ao reaproveitar peças de bicicletas, materiais estes que seriam descartados.

lustres reaproveitando bicicletas
lustres reaproveitando bicicletas
lustres reaproveitando bicicletas

Fonte: Projeto Contem

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais