Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa tenta criar garrafa com o mínimo possível de impacto ambiental

A Treeson Spring Water foi criada para oferecer uma alternativa sustentável para garrafas d’água de plástico que são vendidas às centenas de bilhões todo ano (em 2014, foram 250 bilhões em todo o mundo). Só que menos de 30% das garrafas de plástico de bebidas são recicladas nos EUA. O que não é reciclado termina em aterros ou é enviado para outros países. Mas os criadores da inovação não querem apenas uma garrafinha reciclável e, sim, uma garrafa com muito menos impacto ambiental. Para isso, usaram os seguintes materiais: 

• Plástico biodregrável feito à base de plantas

Esse plástico permite uma decomposição ambientalmente amigável. De acordo com a empresa produtora, não há itens tóxicos ou derivados de petróleo na garrafa.

• Papel reciclado e tinta de soja

O papel utilizado na embalagem é reciclado e impresso com tinta de soja (que possui muitas vantagens e desvantagens, como já falamos aqui).

• Adesivo de cera de abelha

Sua cola não é química, mas orgânica. Feita com cera de abelha, é manipulada para ser à prova d’água. E a embalagem das caixas de entrega pode ser desmontada e usada para plantar uma árvore.

E não para por aí. A natureza biodegradável da embalagem permite que ela seja decomposta em uma composteira.

Composteira
Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar
terraform
Privado: Composteira Automática
Agora ficou ainda mais fácil dar o destino correto aos seus resíduos orgânicos
A partir de R$3.465,90
Frete CO2 Neutro
Comprar

Entretanto, se não for um adepto da compostagem, não tem problema, pois a galera da Treeson também resolve. Eles permitem que o usuário envie, de graça, a garrafa pelo correio após seu uso. E elas, além de tudo, são usadas na obtenção de energia a partir de biodigestão, sendo que essa energia serve para abastecer a produção de novas garrafas.

Apesar de reforçar a necessidade de fazer uma produção limpa de garrafas, a equipe da Treeson não ficou feliz só com isso. Eles sabem que, por mais que a produção seja limpa, ainda haverá impactos no meio ambiente durante, por exemplo, o transporte das garrafas; por isso eles propõem plantar uma árvore na Costa Rica para cada garrafa vendida, com direito a um aplicativo de celular que permite que o cliente veja a árvore que comprou.

Mesmo assim, é bom lembrar que a melhor alternativa é não fazer uso de água engarrafada. Há garrafas reutilizáveis (bem diferentes das normais, que se infectam facilmente) em que você pode transportar água da sua casa.

Fonte: KickStater

Veja também:
Os oceanos estão virando lixo
Poluição plástica nos mares: Problemas para a fauna e para o ser humano
27 incríveis exemplos de embalagens ecológicas e criativas
Biodigestão: uma alternativa viável e rentável

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1259os-oceanos-estao-virando-plastico.html

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais