Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Valendo-se de uma técnica ancestral, vaso transforma as necessidades fisiológicas dos peixes em adubo para as plantas, ao mesmo tempo em que limpa a água

Alejandro Velez e Nikhil Arora tiveram a ideia, durante o último semestre na Universidade de Berkeley, em 2009, de transformar resíduos em alimentos frescos. Com isso, fundaram a startup Back To the Roots e criaram, entre outros produtos, o Aquafarm. O produto é um vaso e um aquário ao mesmo tempo: na parte superior fica o vaso e na inferior, o aquário.

Para elaborar esse produto, os criadores utilizaram a técnica da aquaponia, que é, basicamente, uma simbiose entre a aquicultura (criação de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas sem o uso do solo), e data de, aproximadamente, 1,2 mil anos atrás. Nesse método, os excrementos do peixe funcionam como fonte de nutrição para as plantas, e estas têm o papel de filtrar naturalmente a água em que os peixes vivem. Nesse ambiente, há ainda os micróbios e as minhocas vermelhas, que fazem o trabalho de conversão da amônia a partir de resíduos dos peixes, primeiro em nitritos e, em seguida, em nitratos. Os excrementos sólidos são transformados em adubo, que serve de nutrição para as plantas.

No Aquafarm funciona assim: os resíduos do peixe presentes na água são bombeados para cima e transformados em fertilizante orgânico para as plantas cultivadas em cima de pedras. As plantas absorvem os nutrientes e, ao mesmo tempo, limpam a água que é devolvida ao aquário. Com isso, a única coisa que o usuário tem que fazer é alimentar os peixes, porque o resto fica por conta deles e das plantas. Desse modo, você também se livra de pesticidas e repelentes.

Segundo os criadores, as ervas são as plantas ideais para serem cultivadas no vaso, mas nada impede que folhas de vegetais também sejam cultivadas. Quanto aos peixes, Velez e Arora afirmam que a maioria das espécies pode ser criada nesse aquário.

O projeto procurou financiamento coletivo no site Kickstarter e, após alcançar seu objetivo, pode ser comprado no site da empresa por US$ 59,99 (cerca de R$ 300,00). Conheça mais sobre a empresa Back to the Roots e sobre esse produto no vídeo (em inglês) abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais