Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

FreshPaper é feito a partir de uma erva asiática chamada Fenugreek

Um terço da produção de alimentos do mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas, é desperdiçado de acordo com a Organização das Nações Unidas pra Agricultura e Alimentos (FAO). Esse desperdício começa nas lavouras e vai sendo ampliado ao longo da cadeia produtiva até chegar ao consumidor, que também é responsável por uma parcela dessa conta. Comprar alimentos mais saudáveis não significa necessariamente consumi-los. Muitas frutas e legumes estragam dentro da geladeira. E se fosse possível prolongar a durabilidades dos alimentos frescos?

Pensando nisso, uma mulher indiana chamada Kavita Shukla desenvolveu o FreshPaper, uma folha de papel que tem a propriedade de conservar os alimentos frescos por até quatro vezes mais tempo. Em uma viagem para a casa de sua avó, Kavita teve contato com a Fenugreek, uma erva que tem a propriedade de combater fungos e bactérias.

O  FreshPaper tem as características dessa erva e basta colocar um deles em contato ou próximo aos alimentos frescos que ele começa a fazer efeito. O papel tem um aroma particular que dura aproximadamente duas ou três semanas. Após esse período, o produto deve ser substituído.  A fórmula é secreta e patenteada pela a empresa Fenugreen, mas o produto já pode ser comprado pela internet no site da empresa.

Brasil

Esse produto poderia contribuir, em certa medida, para a diminuição do desperdício de alimentos. Conforme o mesmo relatório da FAO, quase um bilhão de pessoas no mundo passam fome e 30% dos cereais e 50% das frutas e legumes produzidos globalmente são perdidos ou desperdiçados. O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos e, apesar disso, ainda existem muitas pessoas passando fome. O FreshPaper poderia ser uma alternativa para potencializar a distribuição de alimentos diminuindo a quantidade de produtos frescos que se estragam pelo caminho.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais