Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Produtos mais duráveis podem substituir descartáveis em muitos momentos

Quem se atenta para o mal que certos objetos descartáveis podem proporcionar ao meio ambiente, percebe que a maior parte deles tem a ver com a alimentação. Canudinhos, copos descartáveis, formas e uma infinidade de objetos facilitam a nossa vida, mas poderiam ser evitados, diminuindo prejuízo ambiental. A eCycle lista quatro itens relacionados à alimentação e que podem ser substituídos por equivalentes não descartáveis:

1. Forminhas

Quando há uma festa de criança, os brigadeiros, beijinhos, empadas e outros doces e salgados são tradicionalmente alocados em pequenas formas de papel. Elas evitam o contato dos doces com a superfície, mas perdem seu uso muito rapidamente, pois não são reaproveitadas. Uma boa alternativa que já existe no Brasil é a forma de silicone, comumente utilizada para cupcakes (doces um pouco maiores). Ela só precisa de mais cuidados quando o alimento em questão tiver que ser levado ao forno junto com a forma. No Armazém 2000 você encontra as formas de cupcake. No Elo7, os moldes para brigadeiro.

2. Canudinhos

O canudo de plástico serve para decorar drinks e para evitar o ato de ter que levar o copo à boca. Mas você já parou para pensar que o canudinho não é muito necessário? Se mesmo assim você gostar de utilizar esse acessório, que tal experimentar modelos de metal? Assim como nos chimarrões gaúchos, o canudinho de metal (existem modelos feitos de titânio) pode ser lavado e utilizado novamente quantas vezes quiser. Na Amazon, você encontra um modelo e já comentamos sobre um modelo aqui.

3. Embalagens de alimento

Com a correria do dia-a-dia, é comum fazermos uso de serviços que entregam comida no local de trabalho. Porém, além da comida, uma embalagem de isopor e talheres plásticos também nos são enviados. Em vez disso, perca uns minutos e prepare sua comida. Você pode embalá-la em recipientes especializados, como o desenvolvido pela Smart Planet, livre de BPA, oferecido na AmazonSe você ficou em dúvida sobre sustentabilidade nas embalagens confira 27 exemplos de embalagens ecológicas.

4. Talheres

Em vez de fazer uso de talheres plásticos sempre que for pego de surpresa na hora de comer fora de casa, tenha em mãos talheres sustentáveis. Eles podem ser os tradicionais, feitos de metal, ou modelos produzidos com madeira sustentável, mais resistentes ao calor. Aqui você pode encontrar um kit com garfo, colher e faca. 

5. Copos reutilizáveis

Estamos muito acostumados a tomar aquele cafézinho da tarde ou um copo de água na sala de espera em copinhos descartáveis, mas não sabemos o impacto que o seu uso pode fazer à nossa saúde e ao meio ambiente. Quando em contato com material quente, o plástico (e isso incluí isopor) libera toxinas com BPA e estireno, conhecidos por seus males a saúde, além de ser um material difícil de reciclar e que acaba poluindo rios e mares. 

A solução é investir em copos reutilizáveis de vidro, cerâmica, metal(alumínio ou inox) ou um plástico chama polipropileno que é reciclável e resistente. Um bom exemplo é o Keep Cup e o Smash Cup, copos reutilizáveis de polipropileno que ajudam a diminuir sua pegada ambiental em poucos usos. 

Plástico, papel e metal são essenciais na vida moderna, mas vamos utilizá-los em coisas mais importantes da nossa vida. Para as outras a palavra-chave é reutilização.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais