Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ecossistemas inteiros podem ficar em risco

As cochonilhas-de-escama definitivamente não são os insetos mais conhecidos ou populares do mundo. Mas, com um pequeno empurrãozinho do aquecimento global, principalmente nas grandes cidades, podem acabar se tornando um dos mais perigosos.

Um estudo recente aponta que o aumento da temperatura pelo mundo está contribuindo com o aumento da população desse inseto devorador de árvores. A pesquisa foi realizada em Raleigh, capital do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde foram observadas quantidades até 13 vezes maiores de cochonilhas-de-escama em salgueiros localizados em áreas mais quentes da cidade.

A tendência é que o aquecimento global aumente a temperatura do planeta todo ao longo do tempo, o que criaria um ambiente propício para o desenvolvimento da peste em uma quantidade maior de locais. Isso colocaria em risco não apenas as árvores, mas também os animais que vivem em sua função.

Em última instância, o problema afetaria também o homem.  As árvores possuem um papel importantíssimo no combate ao aquecimento global. Ao contrário do que se imagina, isso não se deve tanto à diminuição do gás carbônico na atmosfera, já que, apesar de produzirem oxigênio a partir do CO2, as árvores também respiram dia e noite, consumindo o oxigênio gerado e criando mais gás carbônico. As algas acabam sendo as maiores fornecedoras de oxigênio. As principais contribuições das árvores estão em dois aspectos: na diminuição da temperatura dos ambientes onde são plantadas e na absorção de poluentes em regiões urbanas (veja mais aqui).

Veja também:
O real valor das árvores
Com diversas medidas, Cidade do México conseguiu amenizar poluição do ar
Aquecimento global prejudica safra de trigo
Aquecimento global pode diminuir tamanho de peixes nas próximas décadas


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais