Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com turbinas posicionadas no mar, usina terá capacidade para produzir 1,5 gigawatts

Está sendo construída na costa norte da Escócia a maior usina de energia eólica do mundo. Quando pronta, ela terá capacidade suficiente para fornecer energia para 40% dos lares escoceses. A população do país é de aproximadamente 5,2 milhões de habitantes.

A obra deverá ter 339 turbinas, se estender por 300 km² e gerar cerca de 1,5 gigawatts. O custo será de 4,5 bilhões de libras, aproximadamente 14,76 bilhões de reais. Outro detalhe importante: as turbinas são alocadas dentro da água do mar, mas a uma razoável distância da costa, assim como atesta a imagem ilustrativa acima.

A usina está sendo levada a cabo pela Moray Offshore Renewables, que é uma joint venture (espécie de associação de empresas para realização de um projeto) entre a companhia espanhola Repsol, e parte do grupo português do setor energético EDP.

“Nós estimamos que o projeto seja capaz de suprir a demanda energética de 800 mil a 1 milhão de casas. Comparando com as usinas de carvão, este empreendimento pode evitar a liberação na atmosfera de 3,5 a 4,5 toneladas de dióxido de carbono ou de 1,5 a 2 toneladas, no caso das usinas a gás”, diz Dan Finch, o gerente do projeto.

Planos para produzir 4,5 gigawatts adicionais de energia eólica oceânica são esperados no plano de desenvolvimento para este ano. Outro objetivo é atingir 18 gigawatts de disponibilidade de energia eólica nos próximos oito anos, em 2020, quando o projeto deve ser finalizado. De acordo com o relatório “Developing Wind Energy in th outer Moray Firth“, as medições já foram iniciadas.

A usina eólica Moray Firth, receberá subsídios significativos se comparada a outros projetos de geração de energia na Grã Bretanha.

Para ter mais informações sobre o projeto, acesse o site oficial.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais