Roterdã ganha parque flutuante feito de plástico recolhido do mar

eCycle

Lixo coletado em rios locais se transformou em módulos que abrigam jardins e formam o parque flutuante

Parque flutuante em Roterdã

A cidade de Rotterdã, na Holanda, acaba de ganhar um parque flutuante feito de materiais reciclados e coletados de rios locais. Projetado pelo arquiteto holandês Ramon Knoester, um aficionado confesso da sustentabilidade ambiental, o Recycled Park conta com um espaço de 140m² e fica no porto de Rijnhaven.

A ideia do arquiteto ganhou vida em parceria com a Recycled Island Foundation. Juntos, eles usaram o lixo coletado ao longo de um ano e meio para desenvolver o "Parque de Reciclados". O plano agora é replicar o projeto em outros parques de pequeno porte. Em Roterdã, foram criados módulos hexagonais com área verde que se encaixam e abrigam jardins.

Atrás do parque há uma construção no formato de três grandes bolas, também feita com plástico recolhido do mar. A organização, em parceria com a prefeitura, quer estimular uma mentalidade ecológica na sociedade local. Além da aparência, as plantações podem oferecer comida a pássaros e peixes, por exemplo.

As coletas de lixo são feitas por armadilhas instaladas em pontos estratégicos, que angariam os materiais que acabam nos rios.


Fonte: Curbed

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail