Conheça o primeiro shopping de reciclados do mundo

eCycle

Centro comercial vende apenas itens reutilizados, convidando os usuários a repensarem suas formas de consumo

Shopping de reciclados

A Suécia inaugurou o primeiro centro comercial do mundo dedicado apenas à venda de produtos reciclados, o ReTuna Återbruksgalleria, que vem fazendo sucesso na cidade de Eskilstuna, a cerca de 100 km de Estocolmo. Desde 2015, o shopping recebe doações de objetos, roupas e eletrônicos que as pessoas iam jogar fora e os encaminha para reparo ou reutilização e posterior venda.

O espaço possui 5 mil metros quadrados e conta com 14 lojas. Ali são comercializadas roupas, móveis para decoração, utensílios domésticos, eletrônicos remodelados, artigos esportivos e de vestuário. Há ainda um restaurante orgânico e um centro de conferências.

Shopping de reciclados

A Suécia é um dos grandes recicladores do mundo: cerca de 99% do lixo residencial é reutilizado - metade dele é transformado em energia e a outra parte reciclado. O shopping de objetos reciclados é uma ideia inovadora e que chama atenção para uma nova forma de consumo. Em 2016, o ReTuna vendeu 8,1 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,1 milhões) em itens reciclados, além de já ter criado 50 novos empregos.

Vídeo (em inglês) mostra um pouco mais sobre o primeiro shopping de reciclados do mundo.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail