Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O epíteto do país nunca fez tanto sentido

Imagem: Pixabay / CC0

Os combustíveis fósseis serão os principais perdedores da transformação em curso no setor de energia do Japão, de acordo com um novo relatório do Instituto de Economia Energética e Análise Financeira (IEEFA), divulgado em 9 de março, durante a conferência da Fundação de Energias Renováveis do Japão (JREF).

“Com quase US$ 20 bilhões investidos anualmente em novos desenvolvimentos solares que estão trazendo oito gigawatts (GW) ao ano de eletricidade alimentada por energia solar, o Japão é um dos três maiores mercados globais de instalações solares atualmente. O país está fazendo jus ao seu epíteto de Terra do Sol Nascente”, resumiu o autor Tim Buckley, diretor de Estudos em Finanças e Energia do IEEFA.

O Japão foi um dos três maiores mercados de instalações solares em nível mundial em 2014 e novamente em 2015. O IEEFA estima que as instalações realizadas no ano passado atingiram oito gigawatts (a China foi a número um, com 15 GW de instalações em 2015, e estima-se que os EUA tenham instalado 7,5 GW). Desta forma, o total de instalações solares japoneses pode ter atingido cerca de 30 GW no final de 2015 e está a caminho de exceder os 50 GW até 2020.

Impacto tangível

O IEEFA acredita que deve vir mais crescimento pela frente. A Associação de Energia Fotovoltaica do Japão publicou, em abril, um documento de estratégia que define como o país pode chegar a 100 GW de capacidade de geração fotovoltaica instalada em 2030. Isto implicaria na geração anual de mais de 110 TWh de produção de energia solar, o que equivale a 15% da demanda total de eletricidade do Japão.

“Como estamos vendo em todo o mundo, o crescimento das energias renováveis, combinado com significativos avanços em eficiência energética, está tendo um impacto tangível sobre os combustíveis fósseis”, destacou Buckley. “No entanto, o Japão hoje tem 47 usinas de energia movidas a carvão em seu pipeline. Seus investidores devem ter cuidado porque a transformação de energia significa que estas plantas correm o risco de se tornarem antieconômicas rapidamente. Em outras palavras, elas têm uma alta probabilidade de se tornarem ativos ociosos.”

Embora o Japão tenha sido um dos poucos grandes mercados de energia que aumentou as importações de carvão térmico no ano passado, é improvável que essa tendência dure. Na verdade, 2015 muito provavelmente ficará na história como o ano de pico para as importações de carvão térmico e geração de energia a carvão no Japão. Em janeiro de 2016 foi registrada uma queda de 1,32% na comparação com janeiro do ano passado.

Menos carvão

O IEEFA observa que se o Japão construir novas usinas movidas a carvão, o resultado será a subutilização do parque. Este padrão já ocorreu na China, onde a taxa média de utilização das usinas a carvão caiu de pouco mais de 60% em 2011 para um recorde de baixa de 49,4% em 2015. Da mesma forma, na Índia, o acréscimo anual de 15 GW de novas usinas movidas a carvão encontrou uma demanda mais fraca do que o previsto. O resultado: a taxa de utilização do setor de energia a carvão da Índia caiu de 75% em 2011 para uma taxa média estimada de 61% em 2015 (com IEEFA prevendo uma nova queda para um recorde de 57-58% em 2016).

“Como vimos na Índia, China, Austrália e Europa, a dramática redução de custos das energias renováveis, catalisada pelo imperativo de reduzir as emissões de carbono, está rapidamente tornando redundante o acréscimo de geração de carvão térmico”, explicou Buckley. “Hoje, o Japão tem uma grande oportunidade de se beneficiar desta tendência, investindo ainda mais em eficiência energética, em energia eólica e em solar e evitando o erro de novos investimentos em carvão”.

Fonte: EcoD

Veja também:
O que é energia solar e como funciona o processo de geração de eletricidade via radiação solar?
Guia para instalação de energia solar em casa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais