Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa de tratamento de água e esgoto de Oregon acredita ser possível tratar águas residuárias a padrões de consumo humano

Cerveja feita de esgoto. Estranho? Nojento? Representantes do sistema de tratamento de águas residuárias da cidade de Hillsboro, em Oregon, nos EUA, discordam e veem neste processo uma chance de produzir cervejas mais ambientalmente amigáveis, economizando este recurso natural tão essencial e escasso, que é a água.

Como?

O Clean Water Services (algo como Companhia de Saneamento Básico) de Hillsoboro acredita que Oregon possui processos de tratamento de água extremamente avançados, capazes de transformar o esgoto em água potável de alta pureza.

A companhia funciona com quatro plantas de tratamento de águas residuárias localizadas na região metropolitana de Portland e acredita que a fabricação das cervejas é uma forma de demonstrar o nível de eficiência das tecnologias de saneamento para o tratamento das águas residuárias.

O processo de tratamento consiste em três etapas com diferentes métodos:

• Ultrafiltração: filtra a água por meio de poros muito pequenos;
• Osmose reversa: a água é enviada através de uma membrana que bloqueia a passagem de produtos químicos;
• Oxidação aumentada: utiliza uma luz ultravioleta química oxidante na quebra dos contaminantes.

Mark Jockers, porta-voz do Clean Water Services afirma que, com a fabricação da nova cerveja, eles pretendem iniciar uma conversa com o público sobre a natureza da água, e que desejam que essa conversa aconteça antes que entrem em situações de seca como a que a Califórnia, o Texas e a Austrália têm enfrentado.

É certo que situações de crise hídrica têm obrigado diversas comunidades a se adaptarem à utilização de águas residuárias para o consumo humano, porém Oregon declarava como proibido seu consumo. A Oregon Health Authority (Autoridade em Saúde de Oregon, em tradução livre) já aprovou o pedido da empresa, no entanto o Departamento de Qualidade Ambiental (DEQ – sigla em inglês) do estado ainda precisava assinar a aprovação.

No dia 12 de fevereiro de 2015, o DEQ realizou uma audiência pública sobre o assunto. Como resultado, foi obtida a aprovação da proposta de utilização de águas residuárias para a fabricação da cerveja pelo Clean Water Services do estadores, justificando a decisão ao enfatizar três pontos:

• A proposta é a utilização de águas residuárias para a fabricação de uma bebida alcoólica, e sendo assim, será consumida apenas por adultos e irá fornecer tratamento adicional de patógenos potenciais através de temperaturas elevadas e teor de álcool;

• A utilização de águas residuárias vai se tornar cada vez mais importante na região, devido ao futuro aumento da demanda por recursos hídricos;

• A aprovação para a produção e consumo limitados de um produto feito a partir de águas residuárias irá fornecer um projeto-piloto destinado a levar à maximização dos potenciais usos da água tratada no futuro.

Você pode acessar os demais detalhes da conclusão da audiência pública clicando aqui. 

Porém, apesar da aprovação, os resultados dos estudos sobre a eficácia do tratamento da água descritos pelo Clean Water Service de Oregon foram avaliados pela Autoridade em Saúde de Oregon e, a partir disso, foram elaboradas análises de risco à saúde pública pelo consumo limitado da cerveja fabricada a partir de águas residuárias. Com isso, foi estipulada a taxa de consumo desta cerveja como sendo de um litro por adulto por ano.

Aprovado o projeto, os Serviços de Água Potável de Oregon deverão revisar seu Plano de Uso de Águas Residuárias antes de utilizá-la na produção da cerveja.

E então? Deixe sua opinião! Você beberia cerveja fabricada a partir de água de reúso?

Veja também:
Quais as diferenças entre reúso de água e aproveitamento de água das chuvas?
Recicle sua gravata e ganhe uma gelada!
Centro de tratamento de água recicla esgoto e urina em água potável
Londrinos vão beber água reciclada do esgoto


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais