Empresa cria técnica patenteada de compostagem rápida

Ideia é fechar o “ciclo dos resíduos”

Já pensou em um processo de compostagem mais rápido e prático que o normal, desenvolvido especialmente para o tipo de resíduo que você gera? É exatamente isso que a empresa BioIdeias oferece.

O processo é baseado em um sistema patenteado criado pelo pesquisador mineiro Lázaro Sebastião Roberto, que utiliza enzimas extraídas de algas, catalizadores e minerais para realizar a compostagem em poucas horas.

O produto final da compostagem, de acordo com Roberto, depende da composição dos resíduos usados. Um exemplo de aplicação dessa técnica pode ser observado no telhado verde do Shopping Eldorado, em São Paulo, onde o sistema foi adequado para realizar a compostagem de restos de alimentos e resíduos de cozinha em pequenos ambientes, e em lugares fechados.

A cidade mineira de Mariana também adotou o sistema de compostagem. Lá são processadas 20 toneladas de resíduos orgânicos todos os dias, número que representa 50% de tudo que é coletado diariamente na cidade. O biofertilizante resultante é usado para recuperar áreas degradadas e nas lavouras.

Já na cidade de Patrocínio, em São Paulo, o lixo orgânico proveniente da indústria de cerâmica é transformado em biomassa que é utilizado na própria indústria.

Roberto teve a ideia quando trabalhava na indústria de mineração desenvolvendo processos de limpeza de gemas. Ao procurar resolver os problemas causados pelos subprodutos da limpeza, chegou à solução que hoje é o processo de compostagem rápida.

De acordo com o pesquisador, o intuito é fechar o “ciclo dos resíduos”, ao dar um fim apropriado à boa parte dos resíduos gerados pelas pessoas e empresas.

Enquanto o processo mais ágil não se difunde, clique aqui e conheça um pouco mais sobre as possibilidades de fazer a compostagem caseira com as ferramentas disponíveis atualmente no mercado.

Fonte: Revista Sustentabilidade

Veja também:
-Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito?
-Saiba quais itens não devem entrar em sua composteira doméstica
-Compostagem nas grandes cidades: lidando com o lixo orgânico de maneira sustentável


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail