Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Inovação é aplicada em universidade dos Estados Unidos. Empresa  planeja se expandir e aumentar taxas de reciclagem

Em estações de metrô, cinemas ou no meio da rua. As máquinas de compra automática, conhecidas como vending machines, se espalham cada vez mais pelas cidades e, junto com elas, muitas embalagens que se tornam inúteis assim que o produto em questão é consumido, como garrafas plásticas e latas de alumínio. E se houvesse uma máquina que, em vez de vender para fornecer um produto, pagasse aos usuários que a entregam lixo?

Essa ideia não é tão nova (desde os anos 70 já foram lançados protótipos que não deram muito certo), mas uma empresa chamada Greenbean Recycle, de Massachussets, nos Estados Unidos, quer tornar o serviço de reciclagem de embalagens mais acessível (garrafas plásticas e latas de alumínio) e ainda alavancar boas causas. Iniciado em três faculdades do Massachussets Institute of Technology (MIT), o projeto da companhia espera aumentar consideravelmente as taxas de reciclagem e repassar um pouco do que for adquirido a instituições de caridade.

As vending machines “ao contrário” instaladas nos campi permitem que os estudantes acompanhem quantos quilowatts (kW) de energia foram poupados com a embalagem que for devolvida, além de dar uma pequena quantia em dinheiro para o aluno (por meio de uma conta no PayPal ou pela identificação do aluno na faculdade). O usuário que efetivar a reciclagem tem a opção de doar algumas moedas para a caridade.

Ao contrário de outras vending machines reversas, que aceitam somente recipientes vendidos na loja em questão, as Greenbean Recycle aceitam todas as garrafas plásticas e latas de alumínio, desde que sejam recicláveis. E assim que o processo de colocar os recipientes na máquina termina, ela lhe dá a opção de compartilhar a sua contribuição com seus amigos através do Facebook e de outras plataformas de mídia social.

A empresa planeja expandir seus serviços de vending machines para aeroportos, estádios, condomínios e praticamente quaisquer outros lugares que tenham uma grande quantidade de pessoas consomindo produtos que utilizam materiais recicláveis. Confira o vídeo sobre o funcionamento do processo (em inglês):

Veja também:
Máquinas troca embalagem por dinheiro


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais