Dispositivo portátil e de baixo custo transforma água do mar em potável

eCycle

QuenchSea usa energia manual para remover o sal da água do mar, permitindo opção de abastecimento para emergências ou regiões com baixo acesso à água tratada

QuenchSea
Imagem: QuenchSea/Divulgação

Desenvolvido por uma startup de Londres, o QuenchSea é um dispositivo de dessalinização portátil e de baixo curso capaz de transformar a água salgada em água doce. Para isso, o aparelho combina um sistema hidráulico, um processo triplo de pré-filtragem e uma pequena membrana de osmose reversa para converter a água do mar em água doce usando apenas energia humana. O processo é quase instantâneo e pode ser uma boa opção para cidades costeiras.

Em condições ideais, o QuenchSea pode produzir três litros de água em uma hora. A energia do dispositivo é produzida pelo próprio usuário, através de uma manivela retrátil acoplada. O produto possui um sistema hidráulico capaz de aumentar a pressão, removendo os sais da água do mar através de uma membrana de osmose reversa. O sistema de ultrafiltração e microfiltração incorporado remove sólidos em suspensão, patógenos, parasitas e até microplásticos.

Então, através do processo de adsorção, um avançado filtro de carvão ativado garante que o sabor da água seja palatável e o odor agradável. O processo de osmose reserva, por sua vez, é o encarregado de desmineralizar a água - a membrana de osmose rejeita moléculas maiores, como sais dissolvidos (íons) e outras impurezas, como patógenos, para produzir água altamente purificada para beber.

Embora o QuenchSea seja uma solução possível para a sobrevivência em casos extremos, ele foi criado para ajudar a resolver a falta de acesso à água limpa em todo o mundo. Hoje, dois terços da população mundial vivem em áreas afetadas pela escassez de água, sendo que 2 bilhões de pessoas não têm acesso a água limpa. As medidas atuais de resposta a emergências geralmente dependem do transporte de grandes quantidades de água engarrafada para a população afetada ou da distribuição de dispositivos ou comprimidos de purificação de água que não têm a capacidade de remover o sal da água.

"O QuenchSea foi desenvolvido principalmente para causar impacto positivo e fornecer acesso à água doce limpa em todo o mundo", diz a explicação do projeto no site indiegogo, onde o dispositivo está atualmente buscando financiamento. "Estamos tentando alcançar economias de escala para reduzir custos para doar e distribuir 100 milhões de unidades até 2027. Nossa grande visão é ajudar a aliviar a crise mundial da água nos próximos 7 anos em pequena e grande escala", diz um dos idealizadores do produto.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×