Ônibus futurista recicla água

eCycle

Visão de designer português mostra como serão os transportes do futuro

O designer português Alan Monteiro ilustrou sua visão de como será o transporte verde: um engolidor de carbono aerodinâmico, reciclador de água, e liberador de oxigênio. O conceito de transporte se chama SKhy. Enquanto a construção efetiva desse ônibus que respira está muito longe de acontecer, sua ambiciosa tecnologia de cobertura verde é uma boa imagem para os sonhos ecológicos.

O design aerodinâmico e o material ultraleve do SKhy mostra que ele não consumirá muito combustível para atingir e manter uma boa velocidade. Qualquer combustível que o ônibus usar será gerado por águas residuais e tecnologia de hidrogênio em seu motor altamente eficiente em matéria de combustão. Em vez do dióxido de carbono (CO2) e de partículas poluidoras, será expelida água limpa residual que também poderá ser reutilizada.

Largas entradas de ar na parte da frente do veículo irão capturar e filtrar o dióxido de carbono da atmosfera. O CO2 será usado em seu aquecimento interno, enquanto as moléculas de oxigênio serão devolvidas ao meio. Junte a isso o fato do sol e dos painéis solares proverem, de maneira harmoniosa, energia elétrica para os dispositivos internos digitais, iluminação dos passageiros e outros mecanismos. O que você tem é: um “ser” redutor de carbono, eco-transportador.

O nome, que é uma sigla para “energia solar e cinética para produzir oxigênio”, é descritivo de ambas as funções e inspirador de ilimitadas possibilidades. Para enfatizar as qualidades futurísticas do projeto, Monteiro decidiu que não há necessidade de um motorista especialista, o veículo é capaz de guiar 128 passageiros com a ajuda de GPS e sensores.

O primeiro passo para ver uma sensação sustentável como essa, nas ruas, é o desenvolvimento futuro de tecnologias capazes de transformar água suja em combustível. Com o enorme foco da indústria voltado para a construção de veículos elétricos, é improvável que esse conceito inovador saia por aí tão cedo. Mas o futuro é incerto e é bom sonhar.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail