Conheça nove aplicativos sustentáveis para IOS

eCycle

Lista de apps auxilia a levar a vida com uma pegada mais leve

Problemas ambientais decorrentes das mudanças climáticas são cada vez mais frequentes. Eles são consequências de processos diversos, entre os quais a ação humana, sobretudo em forma de consumismo nas últimas décadas.

Levando em conta questões "micro", a correria do dia-a-dia também dificulta a adoção de práticas sustentáveis. Ao bebermos água em uma garrafinha plástica, nem sempre há uma lixeira reciclável por perto. No momento do banho, depois de um dia estressante, é comum esquecermos do mundo e gastarmos mais que 20 minutos debaixo do chuveiro.

Em contrapartida, certos avanços tecnológicos podem ajudar, mesmo que em pequena proporção, a diminuirmos nosso impacto ambiental.

Para te dar uma mãozinha, o eCycle elaborou uma lista de nove aplicativos “verdes” gratuitos para IOS, que têm objetivo de deixar sua pegada mais leve. Confira:

1. Skeptical Science (Inglês)

Sabe quando você está naquela reunião em família e surge um tio metido a sabe-tudo afirmando que mudança climática é papo furado? O app "Skeptical Science" é uma ferramenta que te dá subsídios científicos para dissertar sobre o tema, com respostas prontas organizadas de acordo com os argumentos mais utilizados pelos céticos da questão ambiental;

2. Sai Desse Banho (Português)

Se você é uma pessoa que perde a noção do tempo quando vai tomar banho, recomendamos o "Sai Desse Banho", do SWU. A ferramenta conta com diversos cronômetros para administrar seu tempo de banho e um alarme, que emite um ruido realmente irritante, obrigando o usuário a encerrar o banho para desligar o aparelho celular. Ao final do banho, você contará com uma simulação de quantos litros da água foram economizados, bem como um histórico de seus banhos durante determinado período;

3. Akatu Fake Shower (Português)

Quando estamos num ambiente pequeno, com outras pessoas presentes, e precisamos utilizar o banheiro para fazer algo constrangedor, é normal ligarmos o chuveiro ou a torneira para abafar o som. O problema é que, com esse costume, gastamos litros de água. Mas um app faz um grande favor ao meio ambiente e aos constrangidos simulando o som da água despejada, de modo que nenhum mililitro sequer de água seja gasto. Ao final do processo, dá até para saber a quantidade de água que foi economizada nesse odisseia sanitária. Veja aqui outros métodos para economizar água;

4. Pollution (Inglês)

Contando com uma base de dados coletada em mais de 1,7 mil cidades pelo mundo, incluindo capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, entre outras, o aplicativo "Pollution" dá a possibilidade de o usuário verificar a poluição do ar, da água, do solo e a interferência de ondas de rádio captadas por meio de 39.341 fontes (só no Brasil). Baixe o app e verifique quão poluída está sua cidade;

5. Bike Sampa (Português)

São Paulo tem fama de ser a cidade que não para. Belo slogan... para turistas. Quem mora na metrópole discorda disso, pelo menos se forem levados em conta os engarrafamentos intermináveis. Pra amenizar o problema, o município de São Paulo, junto com a iniciativa privada, criou um programa de aluguel de bicicletas, que ficam estacionadas em vários pontos, ajudando qualquer um a se locomover sem poluir. Esse app te ajuda a localizar os pontos em que é possível retirar as bicicletas, e dispõe de informações para cadastro no programa;

6. Warning: Plastics Inside! (Inglês)

Baseado nos problemas relacionados aos microplásticos, a fundação holandesa Plastic Soup criou um app muito útil. Com um leitor de código de barras, você pode verificar se o produto que está prestes a comprar utiliza as "bolinhas de plástico", evitando assim o uso do material tão prejudicial ao meio ambiente, além de pressionar a empresa a trocar os microplásticos por outras matérias-primas;

7. GoodGuide (Inglês)

Mais uma análise via leitura de código de barras: esse aplicativo possui um imenso banco de dados de produtos como alimentos, bebidas, cosméticos, além de contar com a avaliação dos próprios usuários, em classificações como "saúde", "meio ambiente" e "sociedade". Ele também contém informações referentes a certificados ambientais e tabela nutricional dos produtos. O único problema é que a maior parte dos itens cadastrados é de origem norte-americana, tornando a leitura do código de barras no Brasil menos efetiva.

8. Galera Animal (Português)

Composto por vários joguinhos com temas relativos à sustentabilidade e meio ambiente, é recomendado para crianças, porém pode divertir até os mais velhos. Há no aplicativo a possibilidade jogar com outro amigo, o que torna o jogo mais desafiador e instigante.

9. Spike Boy (Português)

O jogo é uma boa forma para ensinar seu filho a fazer coleta seletiva do lixo, separando papel, metal, plástico, vidro e orgânico. O herói, Spike Boy, tem que separar os lixos lançados pelo inimigo para vencê-lo. App simples e educativo.

E você tem alguma dica de aplicativos verde para compartilhar conosco? Deixe sua sugestão na sessão de comentários abaixo.

Imagem: Free Digital Photos

Veja também:
-Novo modelo de caixa promete diminuir o desperdício de alimentos
-Invenções malucas para economizar água
-Cada vez mais popular, o telecommuting é uma das maneiras mais sustentáveis de trabalhar
-Tal como osso, material se regenera para “consertar” lesões


 

Comentários  

 
0 #1 2014-11-06 22:00
Trata-se de um aplicativo de celular desenvolvido para auxiliar as aulas de educação ambiental na EEEFM Professor Francisco Coelho Ávila Júnior. A ferramenta que pode ser instalada em celulares e tablet torna-se uma forte aliada do professor pois permite que os alunos tenham acesso a diversas informações sobre o meio ambiente, contribuindo para que o aprendizado se torne mais dinâmico e atraente. Acredita-se que experiências nesse campo de estudo são de grande valor para motivação de alunos e professores, tendo em vista que os estudantes podem produzir conhecimento numa linguagem próxima de sua realidade.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail