Designers criam carregador de celular feito com garrafa PET

eCycle

Modelo é mais barato e sustentável que os carregadores comuns

Dicas de como reutilizar sua garrafa PET existem de monte. É possível fazer do material matéria-prima para artesanato ou até mesmo usá-lo como fecho para sacos plásticos que revestem alimentos. Mas o novo uso que designers de Nairóbi, no Quênia, criaram, supera todas as expectativas: um carregador de celular de cinco watts.

O funcionamento do aparelho é bastante simples. Ao encher o reservatório (no caso, a garrafa) com água fervente, uma pequena turbina presente no carregador começa a se movimentar graças às mudanças de temperatura causadas pela água. Basta apenas uma xícara de água para carregar um celular por um período que varia de 15 a 30 minutos.

Os designers têm como público alvo pessoas residentes em pequenas cidades de países pobres, onde poucos possuem acesso à energia elétrica. De acordo com eles, na África, mais de 200 milhões de pessoas têm telefones celulares sem, porém, conseguirem acesso à energia elétrica. Para carregá-los, são necessários grandes deslocamentos até encontrarem um gerador, para só então pagarem pela recarga elétrica.

Gostou da iniciativa? Visite o site do projeto e colabore com uma doação. Quer dicas inteligentes de como reutilizar, não só suas garrafas PET, mas diversos tipos de produtos que você normalmente jogaria no lixo? Visite nossa seção Consuma Consciência!

Veja também:
-Faça você mesmo: preserve mantimentos em sacos plásticos reutilizando garrafas PET
-Aparelho em formato de bonsai absorve luz solar para carregar eletrônicos
-Tutorial mostra como fazer um carregador de gadgets e celulares sustentável
-Adolescentes africanas criam gerador de energia elétrica movido a urina


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail